A+ A-
A+ A-
Newsroom
Companhia > Nu Holdings Ltd. Divulga Resultados do Terceiro Trimestre de 2022

Nu Holdings Ltd. Divulga Resultados do Terceiro Trimestre de 2022

A Companhia reportou um lucro líquido de US$7,8 milhões no terceiro trimestre, representando break even da Holding com receita recorde de US$1,3 bilhão e crescimento de 171% YoY

São Paulo, Brasil, 14 de Novembro de 2022 – Nu Holdings Ltd. (NYSE: NU | B3: NUBR33), (“Nu” ou a “Companhia”), uma das maiores plataformas de serviços financeiros digitais  do mundo, divulgou hoje seus resultados do terceiro trimestre de 2022 (3T2022). Os resultados financeiros são expressos em dólares norte-americanos e apresentados de acordo com o conjunto de normas internacionais de contabilidade (International Financial Reporting Standards – IFRS). O release de resultados completo foi disponibilizado no site de Relações com Investidores da Companhia em www.investidores.nu, juntamente com detalhes sobre a teleconferência de resultados que o Nu realizará hoje às 19h – horário de Brasília/17 h – horário de Nova York.

“O Nu reportou um lucro líquido de US$7,8 milhões no terceiro trimestre, representando break even da Holding com receita recorde de US$1,3 bilhão e crescimento de 171% YoY. Nossa base de clientes ultrapassou 70 milhões com uma taxa de atividade recorde de 82% e um índice de liderança de satisfação de clientes em nosso setor. Continuamos a lançar e a vender os melhores produtos do mercado, mantendo uma plataforma de tecnologia de baixo custo de financiamento e com uma margem de lucro cada vez maior. Embora tenhamos um aumento da inadimplência no trimestre, consistente com tendências de mercado, nossas margens ajustadas ao risco subiram 100bps, o que mostra que estamos conseguindo precificar o risco corretamente. O Nu está bem capitalizado e pronto para gerar crescimento em escala no longo prazo”, disse David Vélez, fundador e CEO.

Destaques dos Resultados do 3T22

Seguem abaixo alguns destaques do desempenho da Nu Holdings Ltd.:

Destaques Operacionais: 

  • Crescimento da base de clientes: Houve um aumento de 5,1 milhões, totalizando 70,4 milhões de clientes no Brasil, México e Colômbia. Isto representa um crescimento de 46% em relação ao mesmo período do ano passado, reforçando a posição do Nu como uma das maiores plataformas de  serviços financeiros digital do mundo, bem como a de mais rápida expansão, e como a sexta maior instituição financeira da América Latina em número de clientes ativos.
  • Engajamento e taxa de atividade: A receita média por cliente ativo (ARPAC na sigla em inglês) aumentou para US$7,9, um crescimento de 61% YoY (FXN)1, refletindo uma consolidação da base, com aumento do engajamento e lançamento de novos produtos. A taxa de atividade2  bateu uma nova marca histórica, com 82% de crescimento. O Nu tornou-se o principal relacionamento bancário  para mais de 55% dos clientes que estão com Nu há mais de um ano.
  • Plataforma operacional de baixo custo: Estável e de forma consistente ao longo dos trimestres, o custo médio mensal de atendimento por cliente ativo permaneceu em US$0,8, ressaltando a capacidade da empresa de oferecer vantagens de custo sustentáveis.
  • Qualidade dos ativos: Índice 15-90 NPL em 4,2% enquanto 90+NPL atingiu 4,7% como resultado de dois fatores principais: primeiro, a desaceleração de crédito pessoal para aumentar a resiliência do crédito, e o aumento matemático subsequente no índice de NPL à medida que o volume de originações diminui e, portanto, o denominador na equação. Segundo, a macrotendência de deterioração geral observada nas instituições financeiras da região.

Destaques Financeiros

  • Lucro Líquido e Ajustado: O Nu, como Holding, reportou break even, registrando um Lucro Líquido de US$7,8 milhões no 3T22 e um Lucro Líquido Ajustado de US$63,1 milhões. Esses resultados refletem o aumento sólido do número de clientes ativos e o maior engajamento do consumidor, o que impulsionou o crescimento da receita, aliado à alavancagem operacional e aos benefícios de escala da nossa plataforma de baixo custo.
  • Receita:  O trimestre registrou recorde com receita de US$1,3 bilhão, aumentando 171% YoY FXN, já que a Companhia continua tendo eficiência no upselling e cross-selling de seu portfólio de produtos em expansão em diferentes segmentos.
  • Lucro Bruto: O Nu atingiu um Lucro Bruto recorde no 3ºT22 com US$427 milhões, aumentando 90% YoY FXN. Os esforços da empresa para reduzir continuamente os custos de financiamento impactaram positivamente. A margem de lucro bruto foi de 33% no 3T22, após quatro trimestres de compressão.
  • Capital: O Nu reforça seu posicionamento como um dos players mais capitalizados da região, com o capital ajustado que representa 4 vezes o capital mínimo exigido pela regulamentação nos países em que opera.
  • Liquidez: O Nu mantém um excesso de liquidez significativo com uma proporção de  empréstimos/depósitos de 25%. Em 30 de setembro de 2022, a Companhia tinha uma carteira com juros de US$3,5 bilhões, enquanto os depósitos totais eram quatro vezes esse valor em US$14 bilhões.

Destaques de Negócios 

  • Plataforma MultiProdutos: Nu superou as expectativas com diferentes produtos do seu portfólio como cartões de crédito, NuConta e empréstimos pessoais atingindo aproximadamente 32 milhões, 50 milhões e 5 milhões de clientes ativos nestes segmentos, respectivamente. Além disso, o NuInvest bateu a marca de 6 milhões de clientes ativos, posicionando-se como a maior plataforma de investimentos digitais da América Latina. NuCripto registrou a marca de 1,3 milhão de clientes ativos desde seu lançamento em julho de 2022, e a base de clientes PJ expandiu para 2,3 milhões.
  • Crescimento da Base de Clientes: O Nu tornou-se a quinta maior instituição financeira do Brasil em número de clientes ativos, segundo o Banco Central do Brasil. Em termos de clientes totais, o Nu expandiu a sua base de clientes para 66,9 milhões, o que representa 39% da população adulta do país. O volume de compras aumentou 75% YoY FXN, atingindo US$21,2 bilhões no 3T22 e  alcançando um market share de 12% do total da indústria no Brasil.
  • Expansão Internacional: No México, segundo maior mercado, a base de clientes do Nu aumentou para 3 milhões de clientes, consolidando a posição como o maior emissor líquido de novos cartões de crédito no país desde o segundo semestre de 2021. Na Colômbia, o Nu alcançou 439 mil clientes. Juntos, México e Colômbia contribuíram com 500 mil novos clientes únicos no terceiro trimestre.

Notas de rodapé

  1. As medidas neutras de efeitos cambiais ou FXN foram calculadas para apresentar qual teria sido o valor de tais medidas em períodos/anos anteriores se as taxas de câmbio tivessem permanecido estáveis desde esses períodos/anos anteriores até a data das nossas informações financeiras mais recentes.
  2. Taxa de atividade é definida como o número de clientes ativos mensais dividido pelo total de clientes em uma determinada data.
  3. O Lucro (Prejuízo) Líquido Ajustado é uma medida não IFRS calculada usando o Lucro Líquido ajustado por despesas relacionadas à nossa remuneração baseada em ações e pelos efeitos tributários aplicáveis a esses itens. Para mais informações, consulte a seção “Medidas Financeiras Não IFRS – Reconciliação do Lucro Líquido Ajustado” de nossas demonstrações financeiras.

Teleconferência de Resultados

O Nu realizará sua Teleconferência de Resultados às 19h – horário de Brasília em inglês / 17h – horário de Nova York com tradução simultânea para o português.   
Para se inscrever na teleconferência, por favor clique aqui. Um replay do webcast será disponibilizado após a teleconferência na página de Relações com Investidores da Companhia: clique aqui.

Nota sobre as declarações prospectivas e medidas financeiras não-IFRS
Este release refere-se à data aqui indicada, e a Companhia não tem qualquer obrigação de atualizar ou manter atualizadas as informações contidas neste documento. As informações contidas aqui estão sujeitas a mudança sem aviso prévio. Os dados de mercado e de terceiros constantes neste documento foram obtidos pela Companhia de fontes externas. Embora a Companhia tenha compilado e extraído dados de mercado, ela não garante a exatidão e integridade dessas informações e não se responsabiliza por esses dados. Este comunicado contém declarações prospectivas. Todas as declarações contidas neste documento que não se refiram a fatos históricos podem ser declarações prospectivas e incluem, mas não se limitam a declarações relacionadas às intenções, crenças ou expectativas atuais da Companhia. Essas declarações prospectivas estão sujeitas a riscos e incertezas e podem incluir, entre outros, projeções e estimativas financeiras baseadas em premissas ou declarações relacionadas aos planos, objetivos e expectativas da Companhia. Embora a Companhia acredite que essas estimativas e declarações prospectivas estejam baseadas em premissas razoáveis, elas estão sujeitas a vários riscos e incertezas e são feitas com base em informações disponíveis atualmente, e os resultados reais podem diferir materialmente daqueles expressos ou implícitos nas declarações prospectivas devido a vários fatores, incluindo os riscos e incertezas incluídos nos capítulos “Fatores de Risco” e “Discussão e Análise da Administração da Condição Financeira e Resultados das Operações” do prospecto da Companhia datado de 8 de dezembro de 2021 arquivado na Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (Securities and Exchange Commission – SEC) de acordo com a Regra 424(b) sob a Lei de Valores Mobiliários (Securities Act) de 1933, conforme alterada, e no Relatório Anual no Formulário 20-F da Companhia referente ao ano encerrado em 31 de dezembro de 2021, que foi arquivado na SEC em 20 de abril de 2022. A Companhia, seus consultores e cada um de seus conselheiros, diretores e funcionários renunciam a qualquer obrigação de atualizar a visão da Companhia sobre esses riscos e incertezas ou anunciar publicamente o resultado de qualquer revisão das declarações prospectivas feitas aqui, exceto quando exigido pela legislação aplicável. As declarações prospectivas podem ser identificadas, em certos casos, pelo uso de palavras como “acredita”, “pode”, “poderia”, “destina-se a”, “irá”, “visa”, “estima”, “continua”, “antecipa”, “pretende”, “espera”, “prevê”, “planeja”, “projeta”, “potencial”, “aspiração”, “deverá”, “propósito”, “crença” e similares, ou variações dessas palavras, ou a forma negativa dessas palavras e expressões. As informações financeiras contidas neste documento incluem previsões, projeções e outras declarações preditivas que representam as premissas e expectativas da Companhia à luz das informações atualmente disponíveis. Essas previsões, projeções e outras declarações preditivas são baseadas nas expectativas da Companhia e estão sujeitas a variáveis e incertezas. Os resultados reais de desempenho da Companhia podem diferir. Consequentemente, nenhuma garantia é apresentada ou implícita quanto à precisão de previsões, projeções ou declarações preditivas específicas contidas neste documento, e confiança indevida não deve ser depositada nas declarações prospectivas contidas neste comunicado à imprensa, que são inerentemente incertas. Além de informações financeiras em IFRS, este documento inclui certas informações financeiras resumidas, não auditadas ou não IFRS. Essas medidas financeiras resumidas, não auditadas ou não IFRS são apresentadas como um complemento, não como um substituto ou superior a medidas de desempenho financeiro preparadas de acordo com o IFRS. As referências a “R$” neste documento referem-se ao real, a moeda oficial do Brasil. 

Sobre o Nu
O Nu é uma das maiores plataformas de serviços financeiros digitais do mundo, com cerca de 70 milhões de clientes no Brasil, no México e na Colômbia. Como uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, o Nu aproveita tecnologias proprietárias e práticas de negócios inovadoras para criar soluções financeiras e experiências novas simples, intuitivas, convenientes, humanizadas e de baixo custo para pessoas físicas e PMEs. Guiado pela missão de combater a complexidade e dar maior autonomia às pessoas, o Nu promove o acesso a serviços financeiros na América Latina com o propósito de criar valor para todos os stakeholders e gerar um impacto positivo sobre as comunidades nas quais opera. Para mais informações, acesse www.nubank.com.br.  

Contatos

Relações com Investidores: Jorg Friedemann – investors@nubank.com.br

Assessoria de Imprensa: Leila Suwwan – press@nubank.com.br

For media inquiries, please reach out to press@nubank.com.br and events@nubank.com.br.

Mais vistos

Mais vistos