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Nubank comemora dez anos e abre o escritório para evento com imprensa e influenciadores

Cerca de 80 convidados participaram de uma rodada de palestras, entrevistas e conversas com os executivos na sede em São Paulo

Na manhã desta quinta-feira, 18 de maio, cerca de 80 convidados entre jornalistas, influenciadores e membros da NuCommunity participaram do Media Event, primeiro evento aberto do Nubank para esse público. 

David Vélez, CEO e fundador, abriu a sequência de palestras contando a trajetória do Nubank. A empresa passou de apenas 12 cartões de crédito em 2014 a 80 milhões de clientes em abril de 2023, registrando mais uma rodada de resultados recorde na divulgação mais recente ao mercado, incluindo lucro líquido de US$ 142 milhões e receita de US$ 1,6 bilhão. 

Resultados esses que são também refletidos em melhorias para os próprios clientes, cada vez mais engajados com uma gama crescente de produtos e serviços desenvolvidos com um só foco: “Desde o primeiro segundo da nossa história, é muito clara a nossa meta como empresa: combater a complexidade e empoderar as pessoas”, disse o CEO.

O sucesso atual reflete o resultado da aposta certeira dos fundadores, ainda em 2013, na revolução digital impulsionada pelos smartphones. Uma década atrás, com otimismo e cautela, David, Cristina Junqueira e Edward Wible apresentavam a potenciais investidores a ideia de um banco pouco ortodoxo: digital, roxo, sem taxas. Foram recebidos com vários “não”s e incredulidade dos que não viam chance de sucesso em uma indústria tão concentrada. 

“A ideia de criar um banco novo no Brasil, 100% digital, 100% independente e sem fazer parte de um grande grupo econômico parecia absurda para a maioria dos ‘experts’ com quem falamos. A crença convencional dizia que esse setor bancário não era aberto para empreendedores”, lembra David.

As projeções de crescimento sempre foram ousadas, e sempre superadas. David mostrou como a empresa constantemente subestimou sua capacidade de crescimento e viralização. A projeção inicial para 2019 era chegar a um milhão de pessoas. No fim daquele ano, já eram mais de 20 milhões. 

Hoje, a empresa comemora uma década demonstrando que seu modelo de negócios é capaz de aliar crescimento em escala com alta rentabilidade. 

O Nubank já atende a quase metade (46%) da população adulta brasileira. Essa base de clientes dobrou nos últimos dois anos e está cada vez mais engajada, como comprovado pela crescente taxa de atividade (82%). O ROE anualizado de 37% no Brasil demonstra a solidez do modelo de negócios que já está à prova há nove anos. Expandiu ainda para o México e Colômbia, que apresentam potencial de crescimento ainda maior do que o brasileiro quando combinados e onde o Nu já se posiciona como um dos maiores emissores de cartões. 

“Uma fórmula simples de explicar, mas difícil de atingir”

Após a introdução de David, o CFO da empresa Guilherme Lago mostrou como o Nubank atingiu esse patamar e ainda tem espaço para crescer exponencialmente nos mercados que atende, priorizando sempre o cliente e gerando valor para todos os stakeholders. 

A fórmula de crescimento da empresa é “simples de explicar, mas difícil de atingir”, como disse Lago. Crescimento do número de clientes é o primeiro elemento dessa conta, somado à constante monetização dessa base. A venda cruzada de produtos é chave nesse passo, e a expansão de portfólio da empresa tem se mostrado assertiva ao trazer soluções que empoderam os clientes em suas vidas financeiras. Por fim, inclui-se na conta um custo baixo de operação. Com uma plataforma totalmente digital, o Nubank consegue se manter enxuto e com uma das melhores taxas do mercado, 39%.

Nesses dez anos de existência, a empresa multiplicou em 11 vezes o capital levantado rodadas de capitalização e com o IPO realizado em dezembro de 2021. Atualmente, o Nubank é uma das empresas latino-americanas mais bem capitalizadas, com US$ 2.4 bilhões em excedente de fluxo de caixa.

Crédito 

Um dos grandes focos do Nubank em 2023 é na área de crédito, com uma estratégia que se propõe rentável para a empresa e responsável para o cliente. O presidente da empresa, Youssef Lahrech, trouxe uma visão aprofundada da concessão de crédito da empresa em sua fala aos convidados. 

Ele mostrou como o Nubank tem uma tecnologia altamente sofisticada, baseada em modelos de ponta para calcular risco. A isso, soma-se um conhecimento profundo sobre os clientes e um modelo de governança com padrões rigorosos. O resultado é uma concessão assertiva de crédito em diferentes segmentos.

Em termos de produto, a carteira do Nu está se expandindo para novas opções com garantia, como empréstimo consignado, uma das maiores profit pools do país em serviços financeiros de varejo. Empréstimos e aumento do limite garantidos por investimentos são outras duas novidades nesse cenário. 

O portfólio inclui ainda opções não garantidas, como empréstimo pessoal e cartão de crédito – que é incrementado ao permitir transações Pix parceladas e oferecer linhas específicas para pagar boletos sem comprometer o limite mensal do cartão. 

A empresa mantém ainda taxas de inadimplência sob controle, superando a indústria como um todo, em base comparável. Nas faixas de renda mais baixas, a vantagem é ainda mais pronunciada, o que demonstra a capacidade do Nu de oferecer crédito a parte significativa da população do país.

Expansão

Ao longo de 2022, o Nubank lançou mais de 25 produtos, empoderando ainda mais os clientes com opções claras, fáceis de usar, sem cobranças abusivas e um atendimento premiado, como mostrou a cofundadora Cristina Junqueira em sua fala no evento. 

A empresa avança em 2023 com olho em crédito, em ganho de principalidade no setor de alta renda e na expansão internacional. A Cuenta Nu chegou a 500 mil clientes no México uma semana após o lançamento oficial. Na Colômbia, a conta de depósitos deve ser lançada ainda este ano.

“Ao longo dos últimos anos, passamos a acelerar ainda mais o foco no empoderamento dos nossos clientes”, reflete Cristina. “Trabalhamos para garantir que cada cliente do Nubank tenha controle absoluto sobre sua vida financeira, seja usando cartão de crédito, com a sua conta, investindo, cotando um seguro ou pedindo um empréstimo. Isso significa estar presente além da vida financeira, com uma marca madura e que oferece experiências.”

No evento, a cofundadora anunciou a futura parceria do Nubank com o Jornal Nacional, da Globo – trabalho em conjunto com a agência Wieden+Kennedy. Cristina trouxe ainda as novidades do Jogo da Vida do Nubank e duas novas ferramentas para reforçar a segurança dos clientes: o Canal de Denúncias e o Me Roubaram.

Futuro

O CEO David Vélez reforça que a empresa “joga um jogo infinito”, já que a capacidade de expansão não se esgota. A fatia de mercado do Nubank ainda é pequena em praticamente todas as verticais em que atua. E se o objetivo da empresa é combater a complexidade e empoderar as pessoas, sempre haverá novas formas de combater novas complexidades que surgem a todo o momento.

Além disso, o Nubank acredita ter acumulado cinco fatores-chave para seguir para o próximo passo e se tornar uma verdadeira plataforma de dinheiro, cunhando o termo Money Platform em inglês: uma marca sólida e confiável, o poder de escalabilidade de seus produtos; o uso eficiente de dados gerados nas operações; a lucratividade do negócio; e uma equipe de talentos descrita pelo CEO como uma das melhores do mundo.

Com essa fórmula única, e apoiada em tencologia de ponta e inteligência artificial, a empresa acredita ser capaz de entregar ao cliente informação e autonomia para tomar as melhores decisões sobre seu dinheiro e, assim, multiplicá-lo.

For media inquiries, please reach out to press@nubank.com.br and events@nubank.com.br.

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