Roberto Campos Neto começa como Vice-Chairman e Chefe Global de Políticas Públicas do Nubank
Ex-presidente do Banco Central do Brasil (2019-2024), vai liderar os esforços em inovação, estratégia de negócios e regulação internacional.
jul 1 , 2025
São Paulo, julho de 2025 – O Nu, uma das maiores plataformas de serviços financeiros digitais do mundo, anuncia a chegada oficial do ex-presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, como como Vice Chairman do Nubank e Chefe Global de Políticas Públicas. Além de sua posição na estrutura de liderança, Campos Neto também será um membro não independente do Conselho de Administração da Nu Holdings.
Reportando-se diretamente a David Vélez, fundador e CEO do Nubank, o executivo apoiará o programa de expansão internacional do Nu e o relacionamento com reguladores financeiros globais, representar a Nu Holdings em fóruns e conselhos internacionais, além de elevar a análise econômica e de risco para as operações do Nu no Brasil e na América Latina, contribuindo para desenhar a estratégia de negócios de longo prazo do Nu.
Campos Neto tem uma extensa carreira no setor financeiro, atuando como Presidente do Banco Central do Brasil de 2019 até o final de 2024. Durante seu mandato, a organização recebeu o prêmio de “Central Bank of the Year” em 2024 pela Central Banking Magazine. Além disso, ele é a única pessoa a ter recebido o prêmio de “Best Central Banker of the Year” da revista LatinFinance por três anos consecutivos. Em 2020, também foi reconhecido pela revista The Banker como o “Best Central Banker of the Year” por sua liderança no enfrentamento da inflação durante a pandemia.
Em seu mandato no Banco Central, Campos Neto implementou uma agenda ampla ancorada nos pilares de inclusão financeira, educação financeira, aumento da concorrência e sustentabilidade. Os avanços em inovação levaram à inclusão de milhões de brasileiros no setor e ao aumento do acesso ao crédito. Ele supervisionou o lançamento e desenvolvimento do método de pagamento instantâneo PIX, avançou a agenda do Open Finance (integração dos sistemas financeiros) e promoveu o Drex, o real digital (R$) utilizando tecnologia blockchain. De forma geral, o Banco Central do Brasil acumulou dezenas de prêmios locais e internacionais em reconhecimento ao seu trabalho para conter a inflação, modernizar o sistema financeiro, combater as mudanças climáticas e pela colaboração internacional.
Antes do Banco Central, Campos Neto ocupou importantes cargos de liderança no setor financeiro por mais de duas décadas, em empresas como Santander, Claritas Investments e Bozano Simonsen. Campos Neto possui bacharelado e mestrado em Economia pela Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA).
For media inquiries, please reach out to press@nubank.com.br and events@nubank.com.br.