A+ A-
A+ A-
Newsroom
Companhia > CTO do Nubank fala sobre as aplicações de IA na estreia do Nu Videocast

CTO do Nubank fala sobre as aplicações de IA na estreia do Nu Videocast

Vitor Olivier reflete sobre o potencial e os riscos da inteligência artificial, além de comentar resultados e aplicações atuais

São Paulo, 12 de março de 2024 – O Nubank acaba de estrear o Nu Videocast, novo formato que trará mensalmente entrevistas em profundidade com os principais líderes da instituição sobre temas estratégicos para a empresa.

No primeiro episódio, Jörg Friedemann, Diretor de Relações com Investidores, entrevista Vitor Olivier, CTO, sobre os resultados advindos do uso de Inteligência Artificial (IA) e a visão a longo prazo da empresa para o uso da tecnologia.

O executivo aponta que a inteligência artificial faz parte do DNA do Nu desde a fundação, tendo papel importante como diferencial da empresa em relação aos concorrentes. 

Nesses dez anos, a IA ajudou a instituição a ampliar limites em diferentes domínios, “mas o atendimento ao cliente é, sem dúvida, o mais relevante, considerando a missão da Nu de reduzir a complexidade e empoderar as pessoas”, destaca Olivier. Com o uso de inteligência artificial, o Nu já registra resultados positivos de tempo de resposta e taxa de resolução de problemas para seus cerca de 94 milhões de clientes na América Latina.

Um exemplo é a tecnologia Precog (nome derivado da palavra em inglês Precognition), que usa dados para identificar por que um cliente está entrando em contato com o atendimento do Nu. Dessa forma, a pessoa responsável já chega no atendimento preparada e munida de informações para resolver a questão o mais rápido possível.

Olivier reforça ainda que a inteligência artificial só é uma opção quando a tecnologia oferece  serviços melhores às pessoas. Sendo assim, a satisfação do cliente é a métrica principal da empresa para avaliar continuamente os projetos de uso de IA. “Acreditamos que a IA pode nos trazer velocidade, e que podemos criá-la de uma maneira que melhore o atendimento. Parte disso é criar válvulas de escape. De forma alguma queremos que alguém fique preso falando com uma I.A. Vamos aplicar [a IA] apenas quando ela estiver entregando mais valor do que a alternativa”, diz Olivier.

Plataforma Financeira: um personal banker ao alcance de todos

O CTO aproveitou a conversa para também apresentar uma das prioridades do Nubank para este ano: a Money Platform, ou Plataforma Financeira na tradução em português. “Uma de nossas metas com essa plataforma é consolidar o personal banker, que aprimora a experiência do cliente ao proporcionar soluções para problemas e tomadas de decisão de forma autônoma e eficaz”, revela.

Olivier prossegue: “Estamos oferecendo a nossos mais de 90 milhões de clientes produtos de nível mundial com base em automação, personalização e em uma experiência social totalmente integrada em nosso aplicativo”.

A iniciativa visa democratizar o acesso não somente a serviços financeiros, mas também a experiências que hoje são restritas a poucos, permitindo que todos os clientes possam otimizar suas finanças com base em informações completas e personalizadas.

Sobre o projeto

O Nu Videocast é um programa mensal em que os executivos do Nubank apresentam de forma aprofundada temas estratégicos e de interesse para a companhia.

O episódio de estreia é parte de uma série apresentada pela equipe de Relações com Investidores da empresa, com apoio da New York Stock Exchange – NYSE. O Nu Videocast será disponibilizado mensalmente pelo YouTube da empresa em sua versão completa, e também em shorts – cortes que tratam de temas específicos.

Mais vistos

For media inquiries, please reach out to press@nubank.com.br and events@nubank.com.br.

Mais vistos

Mais vistos