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Nu Holdings Ltd. divulga resultados financeiros do quarto trimestre e ano de 2022

“O Nu registrou resultados recordes neste trimestre, com avanço em todas as métricas e um crescimento significativo dos lucros", destacou David Vélez, fundador e CEO

São Paulo, Brasil, 14 de fevereiro de 2023 – Nu Holdings Ltd. (NYSE: NU | B3: NUBR33), (“Nu” ou a “Companhia”), uma das maiores plataformas de serviços financeiros digitais do mundo, divulgou hoje seus resultados para o quarto trimestre e para o ano de 2022 (4T2022/FY2022). Os resultados financeiros são expressos em dólares norte-americanos e apresentados de acordo com o conjunto de normas internacionais de contabilidade (International Financial Reporting Standards – IFRS). O release de resultados completo foi disponibilizado no site de Relações com Investidores da Companhia em www.investidores.nu, juntamente com detalhes sobre a teleconferência de resultados que o Nu realizará hoje às 19h – horário de Brasília / 17h – horário de Nova York.

“O Nu registrou resultados recordes neste trimestre, com avanço em todas as métricas e um crescimento significativo dos lucros. Na Holding, o lucro líquido cresceu para acima de $58 milhões no 4T22, excluindo o efeito do encerramento do acordo CSA anunciado em novembro do ano passado. Atingimos um total de 75 milhões de clientes no Brasil, no México e na Colômbia, com aumento do engajamento, da venda cruzada e up-sell. No Brasil, especificamente, vimos o lucro líquido subir para $138 milhões no último trimestre, com ROE anualizado de 35% – entre os mais altos da indústria, uma evidência adicional do potencial de rentabilidade do nosso modelo de negócios. Apesar dos desafios macroeconômicos de 2022, o Nu superou todas as métricas chave: manteve crescimento acelerado, ganhou participação em produtos e mercados, manteve a inadimplência sob controle em cheque por meio de sua política superior de subscrição de crédito e melhorou a alavancagem operacional”, afirma David Vélez, fundador e CEO.

Destaques dos Resultados do Quarto Trimestre e Ano de 2022:

Destaques Operacionais: 

  • Crescimento da base de clientes: O Nu adicionou 4,2 milhões de clientes à sua base no 4T22, 20,7 milhões no ano, encerrando 2022 com um total global de 74,6 milhões de clientes. O crescimento YoY foi de 38%, o que consolida o Nu como quinta maior instituição financeira do Brasil e sexta maior da América Latina, em números de clientes ativos nos dois casos. 
  • Engajamento e taxa de atividade: A receita média por cliente ativo (ARPAC na sigla em inglês) aumentou para $8,2, uma expansão de 37% na comparação YoY(FXN)1. Este crescimento foi motivado pelo aumento no percentual de clientes que têm o Nu como principal relacionamento bancário, o amadurecimento dos grupos de clientes e o lançamento de novos produtos que fomentam cada vez mais a venda cruzada, bem como o crescimento do volume de transações e compras (up-sell). A taxa de atividade2 atingiu uma nova marca histórica: 82%. O Nu tornou-se o primeiro relacionamento bancário para mais de 58% dos clientes ativos mensalmente que estão conosco há mais de um ano.
  • Plataforma operacional de baixo custo: Ao longo dos trimestres, nosso custo médio mensal de atendimento por cliente ativo manteve-se estável, encerrando o ano em $0,9, refletindo o foco do Nu em eficiência operacional combinada com expansão sustentada de nosso ecossistema em escala. O indicador de eficiência da companhia, que mostra a alavancagem operacional, melhorou de forma consistente nos últimos quatro trimestres consecutivos atingindo a mínima histórica de 47,4%, já comparável aos níveis dos bancos incumbentes e ainda distante do potencial da empresa à medida que continuamos nossa expansão com um dos menores custos de aquisição entre incumbentes e fintechs.  
  • Qualidade de Ativos: Em linha com as expectativas, o indicador de inadimplência  15-90 NPL caiu 50 pontos-base no 4T22 para 3,7%, enquanto o índice 90+NPL atingiu 5,2%. A melhora no índice de inadimplência de curto prazo explica-se, em primeiro lugar, pelo melhor desempenho da nossa carteira de crédito em resposta às ações gerenciais que adotamos no 2T, além do típico efeito sazonal positivo no 4T. Continuamos superando a indústria, em uma base comparável, em todas as faixas de renda, com um resultado comparativo ainda mais pronunciado nas faixas mais baixas.  

Destaques Financeiros: 

  • Lucro líquido e lucro ajustado: O Nu registrou lucro líquido de $58 milhões no 4T22, o segundo trimestre consecutivo de lucratividade, excluindo o efeito do encerramento do CSA, previamente anunciado em novembro, que corresponde a $355,6 milhões. Em relação ao lucro líquido ajustado3, a companhia reportou $113,8 milhões no 4T22. No Brasil, especificamente, o lucro líquido aumentou para $138 milhões no 4T22, um retorno sobre patrimônio (ROE) anualizado de 35%, um dos maiores da indústria.   
  • Receita: O Nu reportou $1,45 bilhão em receitas no 4T22 e $4,8 bilhões em 2022, um recorde histórico com expansão de 168% YoY FXN. O desempenho é resultado do efeito combinado do crescimento do número de clientes e de níveis mais altos de monetização no Brasil, que sozinho respondeu por $4,5 bilhões das receitas totais em 2022. 
  • Lucro bruto: O lucro bruto teve expansão de 137% no 4T22, para $578,3 milhões, enquanto o lucro bruto anual cresceu 126% YoY para um recorde de $1,66 bilhão. A margem de lucro bruto teve avanço significativo para 40% no trimestre e 35% no ano, o que reforça a capacidade de alavancagem operacional do Nu, a eficiência na precificação adequada do crédito e a adaptação dos custos de captação de acordo com as circunstâncias macro.  
  • Capital: Com capital ajustado de $3,8 bilhões no final de 2022, O Nu fortaleceu sua posição como uma das instituições mais bem capitalizadas da região. 
  • Liquidez: O Nu mantém excesso de liquidez significativo com uma relação empréstimos/depósitos de 25%. Em 31 de dezembro de 2022, o Nu tinha uma carteira de juros de $4 bilhões, enquanto o total de depósitos, de $15,8 bilhões,  era quatro vezes superior a esse montante.

Destaques de negócios: 

  • Desempenho e crescimento no Brasil: Com a consolidação das operações no Brasil, o país respondeu por 93% ($4,5 bilhões) das receitas totais em 2022, enquanto o lucro líquido aumentou para $ 185 milhões, ante um prejuízo de $ 20 milhões em 2021. O lucro líquido ajustado avançou para $282 milhões, ante $ 50 milhões em 2021. O Nu encerrou 2022 como a quinta maior instituição financeira do Brasil em número de clientes ativos e como a sexta maior da América Latina. A base de clientes no Brasil cresceu para 70,9 milhões, o equivalente a 44% da população adulta do país. Os resultados destacam não apenas o sucesso no mercado brasileiro até o momento, mas o potencial futuro à medida que a companhia segue escalando seus negócios e gerando engajamento ainda maior com os clientes. O volume de compras com cartão de crédito aumentou 54% no 4T22 e 73% no ano YoY FX, para $23,8 bilhões e $81 bilhões respectivamente. O Nu detém 12% do mercado de cartões de crédito brasileiro, em termos de volume de compras.
  • Expansão Internacional: No México, nosso segundo maior mercado, a base de clientes do Nu superou 3,2 milhões no final de 2022, um crescimento de 129%. De acordo com dados disponíveis em agosto de 2022, a participação de mercado do Nu em termos de novos cartões emitidos no país atingiu 29%, enquanto a participação no volume de compras para cartões de crédito já chegava a 5%. Na Colômbia, o Nu teve seu maior crescimento, em termos relativos, atingindo 565 mil clientes e agora detém 38% dos novos cartões de crédito no mercado, de acordo com as últimas informações disponíveis.  
  • Plataforma multiprodutos: O Nu continua lançando novos produtos e expandindo seu portfólio, com cartões de crédito, NuConta e crédito pessoal chegando a aproximadamente 34 milhões, 54 milhões e 5 milhões de clientes ativos, respectivamente. A NuInvest alcançou 7 milhões de clientes ativos, o que provavelmente a posiciona como a maior plataforma digital de investimentos da América Latina. Os clientes ativos da NuCripto somam 1,3 milhão desde o lançamento em julho de 2022, enquanto a base de clientes de Pequenas e Médias Empresas (PME) teve expansão de 79% YoY, chegando a 2,5 milhões no final de 2022. Encerramos 2022 com mais de 962 mil apólices de seguro ativas.  

Notas de rodapé

1 As medidas neutras de efeitos cambiais ou FXN foram calculadas para apresentar qual teria sido o valor de tais medidas em períodos/anos anteriores se as taxas de câmbio tivessem permanecido estáveis desde esses períodos/anos anteriores até a data das nossas informações financeiras mais recentes.

 2 Taxa de atividade é definida como o número de clientes ativos mensais dividido pelo total de clientes em uma determinada data. 

3 O Lucro (Prejuízo) Líquido Ajustado é uma medida não IFRS calculada usando o Lucro Líquido ajustado por despesas relacionadas à nossa remuneração baseada em ações e pelos efeitos tributários aplicáveis a esses itens. Para mais informações, consulte a seção “Medidas Financeiras Não IFRS – Reconciliação do Lucro Líquido Ajustado” de nossas demonstrações financeiras.


TELECONFERÊNCIA DE RESULTADOS 

O Nu realizará sua Teleconferência de Resultados às 19h – horário de Brasília / 17h – horário de Nova York em inglês, com tradução simultânea para o português. Para se inscrever na teleconferência, por favor clique aqui.
Um replay do webcast será disponibilizado após a teleconferência na página de Relações com Investidores da Companhia: clique aqui.

Nota sobre as declarações prospectivas e medidas financeiras não-IFRS

Este comunicado refere-se à data aqui indicada, e a Companhia não tem qualquer obrigação de atualizar ou manter atualizadas as informações contidas neste documento. As informações contidas aqui estão sujeitas a mudança sem aviso prévio. Os dados de mercado e de terceiros constantes neste documento foram obtidos pela Companhia de fontes externas. Embora a Companhia tenha compilado e extraído dados de mercado, ela não garante a exatidão e integridade dessas informações e não se responsabiliza por esses dados. 

Este comunicado contém declarações prospectivas. Todas as declarações contidas neste documento que não se refiram a fatos históricos podem ser declarações prospectivas e incluem, mas não se limitam a declarações relacionadas às intenções, crenças ou expectativas atuais da Companhia. Essas declarações prospectivas estão sujeitas a riscos e incertezas e podem incluir, entre outros, projeções e estimativas financeiras baseadas em premissas ou declarações relacionadas aos planos, objetivos e expectativas da Companhia. Embora a Companhia acredite que essas estimativas e declarações prospectivas estejam baseadas em premissas razoáveis, elas estão sujeitas a vários riscos e incertezas e são feitas com base em informações disponíveis atualmente, e os resultados reais podem diferir materialmente daqueles expressos ou implícitos nas declarações prospectivas devido a vários fatores, incluindo os riscos e incertezas incluídos nos capítulos “Fatores de Risco” e “Discussão e Análise da Administração da Condição Financeira e Resultados das Operações” do prospecto da Companhia datado de 8 de dezembro de 2021 arquivado na Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (Securities and Exchange Commission – SEC) de acordo com a Regra 424(b) sob a Lei de Valores Mobiliários (Securities Act) de 1933, conforme alterada, e no Relatório Anual no Formulário 20-F da Companhia referente ao ano encerrado em 31 de dezembro de 2021, que foi arquivado na SEC em 20 de abril de 2022. A Companhia, seus consultores e cada um de seus conselheiros, diretores e funcionários renunciam a qualquer obrigação de atualizar a visão da Companhia sobre esses riscos e incertezas ou anunciar publicamente o resultado de qualquer revisão das declarações prospectivas feitas aqui, exceto quando exigido pela legislação aplicável. As declarações prospectivas podem ser identificadas, em certos casos, pelo uso de palavras como “acredita”, “pode”, “poderia”, “destina-se a”, “irá”, “visa”, “estima”, “continua”, “antecipa”, “pretende”, “espera”, “prevê”, “planeja”, “projeta”, “potencial”, “aspiração”, “deverá”, “propósito”, “crença” e similares, ou variações dessas palavras, ou a forma negativa dessas palavras e expressões. As informações financeiras contidas neste documento incluem previsões, projeções e outras declarações preditivas que representam as premissas e expectativas da Companhia à luz das informações atualmente disponíveis. Essas previsões, projeções e outras declarações preditivas são baseadas nas expectativas da Companhia e estão sujeitas a variáveis e incertezas. Os resultados reais de desempenho da Companhia podem diferir. Conseqüentemente, nenhuma garantia é apresentada ou implícita quanto à precisão de previsões, projeções ou declarações preditivas específicas aqui contidas, e não se deve confiar indistintamente nas declarações preditivas deste comunicado, que são inerentemente incertas.Além de informações financeiras em IFRS, este documento inclui certas informações financeiras resumidas, não auditadas ou não IFRS. Essas medidas financeiras resumidas, não auditadas ou não IFRS são apresentadas como um complemento, não como um substituto ou superior a medidas de desempenho financeiro preparadas de acordo com o IFRS. As referências a “R$” neste documento referem-se ao real, a moeda oficial do Brasil.


Sobre o Nu

O Nu é uma das maiores plataformas de serviços financeiros digitais do mundo, com cerca de 75 milhões de clientes no Brasil, no México e na Colômbia. Como uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, o Nu utiliza tecnologias proprietárias e práticas de negócios inovadoras para criar soluções financeiras e experiências simples, intuitivas, convenientes, humanizadas e de baixo custo para pessoas físicas e PMEs. Guiado pela missão de combater a complexidade e dar maior autonomia às pessoas, o Nu promove o acesso a serviços financeiros na América Latina com o propósito de criar valor para todos os stakeholders e gerar um impacto positivo sobre as comunidades nas quais opera. Para mais informações, acesse www.nubank.com.br.  


Contatos

Relações com Investidores Jorg Friedemann: investors@nubank.com.br

Assessoria de Imprensa Leila Suwwan: press@nubank.com.br

For media inquiries, please reach out to press@nubank.com.br and events@nubank.com.br.

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