Durante esta semana, todo o time de People and Culture (P&C) do Nubank, que tenho o prazer de liderar, está trabalhando presencialmente no nosso novo escritório em São Paulo. As interações têm sido incríveis e o escritório (modéstia à parte) está lindo! Dos momentos de integração descontraídas às reuniões decisórias, percebo o quanto a experiência olho no olho, presencial, faz a diferença. Ir ao escritório tem muito sentido para solidificar nossa cultura, e me orgulha muito perceber que conseguimos fazer isso no time de People & Culture (P&C).

No começo deste ano, uma pesquisa da Executive Networks indicou que, segundo os profissionais, apenas 28% das empresas se esforçam para que o deslocamento para o trabalho presencial tenha um propósito. Aqui no Nubank colocamos propósito e nossos valores em todas as decisões.
E esse encontro da equipe não é exclusivo de P&C. Já faz um ano que começamos a implementar em toda a empresa o modelo que chamamos Nu Way of Working. Hoje, nossos times trabalham, em média, 7 semanas remotamente, e uma semana no escritório, em ciclos específicos para cada equipe. A frequência mínima estabelecida é de uma semana presencial por trimestre, mas, em P&C, decidimos nos reunir no escritório uma vez a cada dois meses para fortalecer as relações e atuar de forma mais integrada entre as áreas que têm inúmeras interdependências. Acreditamos firmemente no poder das interações presenciais para fomentar a colaboração, a integração e a resolução de problemas.
Na época de desenhar o projeto, a equipe fez uma extensa pesquisa interna e de mercado para levantar prós e contras de cada modelo. Ficaram muito claros os benefícios de trabalhar de casa, como também os grandes benefícios dos encontros presenciais e o desafio é como encontrar o equilíbrio.
E de que adianta exigir que o profissional compareça tantos dias por semana, se ele não for ter trocas relevantes? Por isso, sempre sugerimos que os times se organizem para que a semana do presencial seja focada nessas trocas. Assim, mantemos uma rotina eficiente e inteligente.
Nosso modelo não é algo inflexível ou escrito em pedra. Estamos sempre conversando com os Nubankers, recebendo feedbacks e inclusive já fizemos pequenos ajustes. Com nosso novo escritório em São Paulo, temos também estrutura para grandes reuniões, eventos entre times, promovendo ainda mais integração e reforçando nossa cultura nos momentos de encontro presencial.
O Nu Way of Working foi como nós imaginamos e concretizamos o trabalho híbrido, do jeito Nubank: eficiente, e com propósito.
Artigo de Suzana Kubric – VP de Recursos Humanos do Nubank (CHRO)
For media inquiries, please reach out to press@nubank.com.br and events@nubank.com.br.