Há 10 anos, eu tomava uma das decisões mais importantes da minha vida: embarcar com David e Ed para desafiar o sistema financeiro em nome dos clientes. Acreditamos no Nu em 2013 e hoje 80 milhões de pessoas também acreditam 🎉
Construímos a 5ª maior instituição financeira do Brasil e expandimos nosso portfólio e alcance de forma integrada, usando as experiências do 1º mercado para crescer de forma ainda mais eficiente nos seguintes. Continuamos aprendendo muito. Aproveito para compartilhar lições desses primeiros dez anos – espero que sejam úteis para quem nos acompanha 💜
Cultura
Definir a cultura da empresa deve ser a prioridade número zero, e ela precisa estar clara para todos. No Nu, nos guiamos por amor ao cliente, responsabilidade, eficiência, trabalho em equipe e inconformismo.
Talento
Brincamos que a triagem acontecia logo que os candidatos chegavam à Casinha (nossa 1ª sede). Alguns davam meia volta e iam embora. Ficaram os que acreditavam mesmo no que estávamos construindo. Hoje, milhares de talentos compartilham dessa cultura – são apaixonados, eficientes, adaptáveis, e obcecados pelo cliente.
Adaptabilidade
Minha missão é estar onde sou relevante e faço a diferença. Ser adaptável independe da formação – tem mais a ver com encarar desafios com curiosidade e aprender muito e muito rápido.
Obstáculos
O Nu nasceu em um momento de crise, sempre fomos acostumados com adversidades. Obstáculos exigem foco no que está sob nosso controle: fazer o melhor para os clientes. Sucesso é consequência natural.
Oportunidades
Quem está preparado encontra nas crises oportunidades. Redobramos o foco, apostamos em eficiência e estudamos as novas necessidades dos clientes, além de oportunidades de consolidação ou mudanças de paradigma.
Crescimento
Se você sempre atinge as metas, elas poderiam ser mais ousadas. Colocamos objetivos mais altos do que acreditamos ser possível e ainda assim constantemente somos surpreendidos, superando as metas mais audaciosas.
Foco
É essencial direcionar esforços e evitar gasto de energia com o que não traz resultado. Nosso foco sempre foi o cliente, e isso guia as decisões. Mesmo assim, precisamos ter a disciplina de falar muitos nãos, pra poder ter o direito de acertar.
Longo prazo
Se você souber onde quer chegar, fica mais fácil ter foco. Distrações sempre vão existir, e é comum resolver um problema de curto prazo sem olhar para as consequências futuras. Ou deixar de tomar as melhores decisões que acumulam ganhos no longo prazo.
Tecnologia
Sermos digitais nos torna mais eficientes e flexíveis, e permite um impacto ainda mais relevante. Buscamos sempre oportunidades de ampliar o acesso a serviços financeiros pela tecnologia, que ao mesmo tempo torna o negócio mais ágil e escalável.
Desburocratização
Essa palavra se traduz em várias frentes. Temos uma interface simples de usar, atendimento direto e claro, contratos e condições compreensíveis. E lutar contra a complexidade está no centro do nosso propósito.
Cristina Junqueira – Co-fundadora e Chief Growth Officer
For media inquiries, please reach out to press@nubank.com.br and events@nubank.com.br.