A+ A-
A+ A-
Newsroom
Companhia > Nubank 10 Anos – Por David Vélez

Nubank 10 Anos – Por David Vélez

Uma reflexão do CEO e fundador sobre a primeira década da empresa, e o quem vem por aí

Há 10 anos, uma brasileira, um americano e um colombiano implementaram sua startup com um nome inusitado: Nubank, ou “banco nu”. A escolha do nome e da cor roxa foram pouco ortodoxas em meio ao espaço conservador dos serviços financeiros. Mas a equipe sentiu que havia uma oportunidade de desafiar o convencional e criar uma instituição obcecada pelo consumidor e que “fornecesse oxigênio” a uma indústria que precisava.

Os especialistas alertaram que a empresa estava condenada ao fracasso, pois era impossível construir um novo banco. A equipe ouviu, mas concluiu que smartphones representavam uma mudança de paradigma e que os brasileiros estavam prontos para novas opções. Com “frio na barriga”, a equipe afirmava em seu pitch a potenciais investidores que previa crescer de 12 clientes em 2013 para 1 milhão em 2019 – a maioria recusou.

Esta semana, comemoramos o aniversário de 10 anos do Nubank, e a escala e o impacto do “Roxinho” superam todas as nossas expectativas. Hoje, atendemos a 80 milhões de clientes na América Latina. No Brasil, 1 em cada 2 brasileiros que têm smartphone são clientes do Nubank, e cerca de 40% das transações interbancárias PIX em abril passam por nossos sistemas. Nossas receitas no país cresceram de US$ 1 milhão em 2014 para US$ 4.5 bilhões em 2022, e nosso Lucro Líquido no país, de US$ 138 milhões no último trimestre já mostra que o Nu Brasil é uma das instituições financeiras com maior retorno sobre capital do país com 35% de ROE. Mas, além dos números, o que sempre nos moveu é o impacto. Permitimos que nossos clientes economizassem 248 milhões de horas e mais de R$40 bilhões em taxas. E trouxemos uma concorrência positiva: a concentração bancária no Brasil passou de 70% em 2014 para 58% no fim de 2022.

Conforme nos planejamos para a próxima década, o “frio na barriga” permanece, pois nossa fatia de mercado continua pequena, e “o céu é o limite”: temos a maior plataforma de consumo totalmente digital na América Latina, uma das marcas mais queridas e confiáveis ​​da região, uma das melhores equipes de tecnologia e produto do mundo, uma cultura forte e um motor de lucro robusto e crescente que nos permite autofinanciar nossos futuros esforços. Nossa jornada está no primeiro minuto do primeiro tempo de jogo, e estamos cheios de energia!

Gostaria de agradecer a cada um de nossos clientes que acreditaram em nós desde o início. Obrigado por sua confiança e, acreditem, me dói profundamente ver que às vezes falhamos em oferecer a melhor experiência a vocês – trabalhamos muito, muito, todos os dias para garantir que não vamos cometer o mesmo erro duas vezes.

Também gostaria de fazer um reconhecimento a empreendedores: esta jornada é cheia de dor, suor e lágrimas. É preciso muita convicção para continuar avançando diante das crises e dos críticos. Como Einstein supostamente disse: “Todo mundo sabia que era impossível, até que um tolo que não sabia foi lá e fez”. Seja esse tolo.

David Vélez – Fundador e CEO

For media inquiries, please reach out to press@nubank.com.br and events@nubank.com.br.

Mais vistos

Mais vistos