A+ A-
A+ A-
Newsroom
Companhia > Nubank adere ao Open Finance para dar mais autonomia à vida financeira do cliente

Nubank adere ao Open Finance para dar mais autonomia à vida financeira do cliente

O sistema vai permitir que a empresa conheça ainda mais os clientes, suas necessidades de crédito e ofereça produtos cada vez mais inovadores

São Paulo, 06 de setembro de 2022 – O Nubank, uma das maiores plataformas de serviços financeiros digitais do mundo, aderiu ao Open Finance, sistema do Banco Central que permite compartilhar os dados financeiros dos clientes de uma instituição para outra de forma voluntária e consentida. 

O recurso do Nubank segue em fase de testes a partir desta semana e será liberado de forma gradual. Em breve estará disponível para todos os 62,3 milhões de clientes no Brasil.

Ao ingressar na plataforma, o Nubank busca oferecer um maior controle da vida financeira a seus clientes, por meio de uma experiência transparente e acessível – permitindo que eles administrem as finanças e informações pessoais de crédito e conta de forma autônoma.

“Com o Open Finance, vamos conhecer ainda mais nossos clientes, o comportamento financeiro deles, necessidades de limite de crédito, gastos, produtos e serviços que utilizam, o que vai nos permitir melhorar cada vez mais nosso portfólio para eles, que são o centro de tudo que fazemos aqui no Nu”, diz Cristina Junqueira, cofundadora e CEO do Nubank no Brasil. 

Pelo Open Finance, o próprio cliente decide por quanto tempo essas informações disponíveis poderão ser compartilhadas com outras instituições financeiras. Isso será possível por meio de uma tecnologia chamada API. De forma simplificada, é uma malha tecnológica que permite que diferentes plataformas possam se comunicar entre si. 

O Nubank trabalha, desde o início, com tecnologia de ponta, um de seus diferenciais de destaque no setor. No caso do Open Finance, a plataforma do BC chega para agregar ainda mais oportunidades que vão permitir inovações por parte da companhia.

O compartilhamento de dados bancários e não bancários do Open Finance do Nu seguirá todas as diretrizes previstas pela LGPD e contará com a fiscalização e a regulamentação previstas pelo Banco Central, em que apenas instituições devidamente autorizadas podem aderir. 

O Open Banking é uma novidade do sistema financeiro que está sendo implementada gradualmente no país. O termo passou a ser chamado de Open Finance no Brasil, pois, além dos bancos e fintechs, outros serviços de pagamento também irão integrar o sistema – como seguros e investimentos.

O Open Finance permite que clientes de um banco (ou de uma fintech, corretora, companhias de câmbio, fundos de previdência etc) tenham liberdade para pegar seu histórico financeiro e levar para onde quiserem. Com isso, não é mais necessário iniciar o relacionamento com uma nova instituição financeira do zero.Na prática, a ideia é que o sistema financeiro seja mais transparente e o brasileiro tenha a liberdade de levar suas próprias informações para onde quiser. Confira no blog do Nubank mais detalhes.

For media inquiries, please reach out to press@nubank.com.br and events@nubank.com.br.

Mais vistos

Mais vistos