A+ A-
A+ A-
Newsroom
Companhia > Nubank solicita licença bancária no México

Nubank solicita licença bancária no México

Nu México, subsidiária no país, apresentou um pedido ao regulador local para obter uma licença bancária que permitirá uma expansão ainda maior da oferta de produtos para atender às necessidades dos clientes locais

Cidade do México, 19 de outubro de 2023 – O Nu México solicitou uma licença bancária junto à Comissão Nacional Bancária e de Valores Mobiliários (CNBV), o regulador local. O objetivo é estabelecer uma estrutura regulatória mais ampla que permita ao Nu expandir mais ainda sua gama de produtos no país, incluindo por exemplo investimentos, portabilidade de salário e limites de depósito mais elevados. O Nu México continua a inovar, crescer e investir no país, contribuindo para a transformação do setor e para a inclusão financeira.

“No Nubank, seguimos as regulamentações locais de cada um dos países em que atuamos. Ao mesmo tempo em que temos uma estratégia global para a empresa, estamos muito atentos para ajustá-la às características de cada mercado, às regulações e às necessidades dos clientes. Como agora somos capazes de criar e lançar produtos em ritmo muito mais rápido, precisamos garantir o quadro regulamentar adequado para desbloquear os próximos passos da nossa jornada de crescimento no México. Acreditamos que a Licença Bancária é a opção certa para a empresa e para os nossos planos de longo prazo. Tem sido notável ver nossos clientes mexicanos nos pedindo para levar a experiência Nu além do crédito e da poupança, entrando em novos setores e segmentos. Nossa estratégia é focada em atender às necessidades deles”, explica Cristina Junqueira, cofundadora e Chief Growth Officer do Nubank.

O Nubank opera no Brasil por meio de um conglomerado autorizado pelo Banco Central para atuar como Instituição de Pagamento e Instituição Financeira. Na Colômbia, onde atualmente oferece apenas cartões de crédito, atua como Corporação, e atualmente está em processo junto à Superintendência Financeira da Colômbia (SFC) para obter uma segunda licença para operar como Empresa Financeira. Com isso, poderá lançar produtos para guardar e gerenciar dinheiro, entre outros.

Licença Bancária no México

“Agora oferecemos um portfólio mais amplo de produtos aos nossos clientes no México, tendo lançado ao longo deste ano a Cuenta Nu, o cartão de débito e empréstimos pessoais. Isso nos permitiu continuar crescendo e nos aproximando ainda mais dos clientes em suas vidas financeiras. Estamos muito entusiasmados com todos os produtos que iremos lançar a curto prazo, mas nosso compromisso com o México é a longo prazo e os clientes nos pedem para ir além: elevar os limites de depósitos, produtos de investimento e portabilidade de salário para o Nu. Portanto, ao transformar nossa atual licença Sofipo em uma Licença Bancária, seremos capazes de garantir uma figura regulatória ainda mais ampla e robusta que vai nos permitir continuar libertando cada vez mais mexicanos da complexidade característica das instituições incumbentes. Estamos entrando em uma nova era para Nu no México e estamos otimistas com nossos planos de longo prazo no país”, comentou Iván Canales, líder das operações do Nu no México.

Esse passo estratégico se dá ao tempo em que o Nu México reafirma sua liderança na região: além de ter se consolidado como a maior Sociedade Financeira Popular (Sofipo) do mercado é uma das principais emissoras de cartões de crédito do país. Neste ano, celebrou o lançamento bem-sucedido do cartão de débito e Cuenta Nu, que em menos de um mês após o lançamento público já contava com um milhão de clientes. A empresa apresentou o pedido de licença e continuará trabalhando em estreita colaboração com o regulador durante todo o processo, que não trará nenhum impacto para os clientes neste momento.

A licença bancária representa um marco crucial no roteiro do Nu no México, pois permitirá à empresa atender melhor às necessidades de um público mais amplo, bem como oferecer aos seus clientes uma gama ainda maior de produtos e tornar-se gradualmente a sua principal relação financeira. No Brasil, onde a empresa tem mais de 80 milhões de clientes, já é o principal relacionamento bancário de quase 60% da base. Em termos gerais, a licença bancária no México permite que as instituições ofereçam vários tipos de investimentos, incluindo ações na bolsa mexicana, portabilidade de salário, empréstimos para automóveis e hipotecas de alto valor, produtos voltados para PMEs e acesso a um nível mais elevado de seguro de depósitos graças ao Seguro IPAB.

Após pouco mais de quatro anos desde a sua chegada ao México e três anos de operação comercial no país, os indicadores financeiros do Nu demonstram a sua solidez. Até o momento, o investimento total do Nubank no mercado mexicano ultrapassa US$ 1,3 bilhão. O Nu já é um dos maiores investidores estrangeiros no México, e o Nu México é uma das instituições financeiras mais capitalizadas do país, com um Nível de Capitalização (NICAP) de cerca de 500%, quatro vezes o exigido para Sofipos. Sob a regulamentação bancária tradicional, a taxa atual de capitalização (ICAP) do Nu atingiria perto de 40%, quatro vezes o requisito regulamentar (10,5%) e duas vezes a média do setor (19%).

For media inquiries, please reach out to press@nubank.com.br and events@nubank.com.br.

Mais vistos

Mais vistos