Open Finance é tema do novo episódio do Nu Videocast
Com 33% do número total de consentimentos, Nu é líder entre instituições financeiras
jul 25 , 2024
São Paulo, 25 de julho de 2024 – O Open Finance registrou um crescimento exponencial de usuários em apenas um ano. Hoje, são mais de 45 milhões de consentimentos de compartilhamento de dados financeiros entre instituições por meio do sistema autorregulado e autorizado pelo Banco Central do Brasil. Com foco no cliente e inovação em seu DNA, o Nubank já lidera essa frente no Brasil, com 33% dos consentimentos ativos do País.
A atuação do Nu neste cenário foi pauta do episódio mais recente do Nu Videocast, série corporativa que discute temas estratégicos do Nubank com a alta liderança da companhia.
Para essa conversa, Luciana Kairalla, Gerente Geral de Open Finance do Nubank, foi recebida pelo apresentador Jörg Friedemann, Diretor Sênior de Relações com Investidores e de Inteligência de Mercado.
Luciana abordou o cenário regulatório do Open Finance no Brasil, ressaltando que o sistema é opt-in, ou seja, só acontece mediante o consentimento do cliente: “Isso é muito importante. O cliente está no controle e é ele quem decide o que fazer com seus dados”, explicou.
Luciana ressalta que o Nubank honra essa confiança e se destaca ao construir produtos inovadores e personalizados, que empoderem o cliente a tomar as melhores decisões sobre seu dinheiro.
Entre os produtos já oferecidos pelo Nubank com base em dados compartilhados do Open Finance, Luciana destacou o sucesso do Alerta de Cheque Especial, solução pioneira que tem ajudado clientes a evitar juros adicionais, enviando notificações proativas quando identifica que o cliente entrou em cheque especial em outra instituição. “Em média, conseguimos reduzir em 2,5 dias o tempo de permanência em cheque especial. A taxa de satisfação dos clientes que foram beneficiados por este alerta está próxima de 90%”, comemora.
De acordo com a Gerente Geral, o alto número de consentimentos reflete o reconhecimento dos clientes aos mais altos padrões de segurança aplicados pela instituição e também à oferta de produtos que trazem ganhos reais. “Antes de lançarmos um produto no mercado, o testamos com uma pequena porção de nossa população (de clientes). Temos mais de 100 milhões de clientes, então, definitivamente, podemos ter muitas amostras e testar coisas diferentes, recebendo feedback direto”.
Prioridades para 2024
Na parte final do episódio, Luciana explicou que, quanto mais o Nubank conhecer os clientes com base em seus dados, melhor poderá desenvolver produtos customizados e oferecer de forma mais precisa aqueles que já possui em seu portfólio, e assim avançar nos objetivos de negócio no Brasil em 2024.
Isso se aplica, por exemplo, à prioridade de avançar em empréstimo com garantia. “Com o Open Finance, nós sabemos o que os clientes procuram em outros bancos. E isso é muito bom, pois podemos desenvolver produtos específicos para este perfil.”
Já para crescer nos segmentos de Supercore e High Income, Luciana explica que o Open Finance é chave para a instituição aprender cada vez mais sobre estes perfis. Com isso, é capaz de oferecer serviços que se encaixem melhor às expectativas destes recortes de clientes.
A mesma lógica é replicada na consolidação da Money Platform, conceito que o Nu quer tangibilizar para seus clientes em 2024. O objetivo da Plataforma Financeira é personalizar os serviços de tal forma que o Nu se torne um “private banker” para cada um dos 100 milhões de clientes da instituição.
“Os dados têm sido um dos fatores-chave para o sucesso do Nubank. Somos uma empresa muito orientada por dados. Então, vemos que, com o Open Finance, alcançaremos novos patamares”.
Sobre o projeto
O Nu Videocast é um programa mensal em que os executivos do Nubank apresentam de forma aprofundada temas estratégicos e de interesse para a companhia. A série é apresentada pela equipe de Relações com Investidores da empresa, com apoio da New York Stock Exchange – NYSE.
For media inquiries, please reach out to press@nubank.com.br and events@nubank.com.br.