S&P eleva rating do Nubank para brAA+ e destaca tendência de melhoria nos resultados financeiros
O aumento nas margens financeiras e na eficiência operacional, e a qualidade dos ativos da empresa mesmo diante da deterioração do mercado, foram fatores-chave na decisão
jun 29 , 2023
São Paulo, 29 de junho de 2023 – A S&P Global Ratings elevou o rating do Nubank de brAA para brAA+ com perspectiva estável. A decisão foi baseada na melhora consistente de tendências operacionais, como reforçado pelos resultados do primeiro trimestre de 2023.
Os principais fatores para a decisão foram “o fortalecimento da eficiência operacional e sua capacidade de manter suas despesas com provisões de crédito gerenciáveis, apesar do maior risco no setor desde 2022”, afirma o relatório.
“Por conta desse crescimento da carteira [de produtos] e de seu mix com maior foco em produtos de maior rentabilidade, a entidade vem mostrando um incremento em sua margem financeira e em suas receitas. Isso, somado a um maior controle de custos, permitiu uma melhora em sua eficiência operacional”, indicam os analistas.
A S&P também destaca a sólida capitalização do Nubank e uma taxa de eficiência de 39%, que reflete a alavancagem operacional e coloca a empresa como uma das mais eficientes e bem capitalizadas da América Latina. Uma posição de liquidez robusta, com uma taxa de empréstimos para depósitos de 33%, contribui para as métricas de solidez.
O Nubank tem sido capaz de expandir seu portfólio de produtos consistentemente, atraindo uma base de clientes maior e engajando ainda mais os clientes existentes. Atualmente, a empresa atende a mais de 80 milhões de clientes no Brasil, México e Colômbia, com uma taxa de atividade de 82% e um portfólio de produtos em crescimento, que inclui o recente lançamento bem-sucedido da Cuenta Nu no México.
O lucro líquido no Brasil atingiu um recorde de US$ 171 milhões no primeiro trimestre de 2023, com as receitas dobrando em um ano, chegando a US$ 1,5 bilhão. O poder de geração de lucro da empresa vem de sua capacidade de expandir a base de clientes e aumentar a venda cruzada (cross-sell) para monetizar ainda mais essa base, mantendo custos operacionais baixos.
Perspectiva futura
O crescimento contínuo do Nubank se reflete na decisão da S&P de definir uma perspectiva estável para o rating da empresa. “A perspectiva estável baseia-se em nossa expectativa de continuidade da trajetória de crescimento dos negócios da entidade, que deve manter a liderança no segmento de bancos digitais e diversificar suas fontes de receitas, combinado à gradual monetização da base de clientes. Além disso, esperamos que continue apresentando uma tendência de melhora em seus resultados contábeis em 2023 e 2024.”, afirma o relatório.
A S&P também espera que o Nubank mantenha os índices de inadimplência sob controle, continuando a superar a indústria.
For media inquiries, please reach out to press@nubank.com.br and events@nubank.com.br.