A+ A-
A+ A-
Newsroom
Companhia > Tecnologia aliada a informação é chave para prevenir fraude e golpes financeiros

Tecnologia aliada a informação é chave para prevenir fraude e golpes financeiros

Nubank aplica modelos avançados baseados em dados, além de oferecer ferramentas e conteúdo educativo para os clientes

São Paulo, 3 de outubro de 2023 – No mês da cibersegurança, o Nubank ressalta suas ferramentas de prevenção, proteção e mitigação de fraude e golpes. A instituição alia mecanismos baseados em tecnologia avançada a conteúdo educativo direcionado aos clientes para diminuir os riscos de ações maliciosas.

“Nosso objetivo é sempre estar à frente dos criminosos, prevenindo sua atuação contra nossos clientes”, afirma Fabíola Marchiori, VP de Engenharia do Nubank. “Temos uma equipe multidisciplinar que desenvolve e testa nossas proteções constantemente, além de trabalhar para antever novas modalidades de fraude e golpes que estão surgindo”, complementa.

Pack de Proteção

Do ponto de vista tecnológico, o Nu oferece as chamadas Defesas Inteligentes, um sistema de proteção construído com inteligência artificial que reconhece, alerta e pode até impedir transações que fujam do padrão de compras do cliente. Esse sistema é capaz ainda de identificar a abertura de contas fraudulentas, tentativas de invasão, entre outros atos maliciosos. 

Quando o cliente tenta realizar no app uma transação com potencial de fraude identificado pelo sistema de defesa, ele é alertado pelo Nubank e pode decidir não seguir em frente. Há casos em que a transação pode ser bloqueada automaticamente ou permitida apenas mediante agendamento para o dia seguinte, dando ao cliente 24 horas para conferência e cancelamento, se desejado.

“Essas defesas têm se tornado ainda mais eficazes com avanços regulatórios. É o caso da Resolução 6/23 do Bacen, que trata do compartilhamento de dados e informações sobre indícios de fraudes entre instituições financeiras”, afirma Rafael Wowk, líder de assuntos regulatórios do Nubank. “Isso permite subsidiar ações preventivas, como o fechamento de contas identificadas como fraudulentas em outra instituição ou a negativa na tentativa de abertura de uma nova conta pelo fraudador.”

Outra camada de proteção baseada em modelos avançados de inteligência artificial é o reconhecimento facial. Transações consideradas mais arriscadas só são possíveis após identificação biométrica, feita por um sistema de ponta preparado para reconhecer imagens forjadas – inclusive as que podem parecer reais ao olho humano.

Todos os clientes do Nubank contam com essas defesas do chamado Pack de Proteção automaticamente. Mas é possível, ainda, ativar camadas extras de segurança, como o Modo Rua. Essa ferramenta, antes inédita no mercado, permite que o cliente determine um limite máximo para transações pelo aplicativo quando estiver desconectado de uma rede Wi-Fi marcada como segura. Ou seja, quando estiver fora de casa, precisa realizar o reconhecimento facial para autorizar uma transação acima do limite preestabelecido.

“O Modo Rua é um ótimo exemplo do trabalho incessante que fazemos no Nu para equilibrar a facilidade de uso dos nossos produtos pelos clientes com a fricção necessária para dificultar o acesso de um criminoso”, afirma Fabíola.

Golpe x Fraude 

Para além de situações de fraude, em que o criminoso burla o sistema e sem precisar da participação direta do cliente para realizar uma transação financeira, o Nu se preocupa em proteger também de golpes – situações em que o golpista conta com a colaboração ou participação do próprio cliente, que está sendo enganado, para realizar a transação. 

“Com o avanço das defesas tecnológicas, muitos fraudadores perceberam que é mais fácil induzir o cliente a entregar seu dinheiro por meio de engenharia social do que desenvolver um sistema sofisticado que supere essas defesas”, explica Fabíola.

Engenharia social é a manipulação empregada por criminosos para enganar uma vítima e fazer com que ela entregue informações confidenciais ou realize ações a favor do golpista. Esses golpes normalmente mexem com o emocional: em um dos casos mais comuns, o golpista se passa por um membro da família da vítima que supostamente precisa de dinheiro emprestado em uma situação emergencial; em outro, diz ser da própria instituição financeira e afirma que precisa bloquear urgentemente uma transação fraudulenta na conta da vítima, que por receio de perder dinheiro passa dados sensíveis ou segue as instruções do criminoso e realiza transações.

O Pack de Proteção do Nu é uma camada importante de segurança também em casos de golpe, mas a empresa entende que uma ferramenta essencial para evitar esse crime é a informação. Por meio de comunicações constantes em redes sociais, no aplicativo, por e-mail e em seus canais de conteúdo (como o Blog), o Nubank informa seus clientes sobre técnicas de engenharia social e como identificá-las.

“Quando um novo modus operandi entra em ação, estamos prontos para avisar aos clientes e ajudá-los a se proteger. Para isso, trabalhamos lado a lado com órgãos como as Polícias Civil e Federal”, afirma Wowk.

No portal SOS Nu, é possível encontrar todas as informações sobre os mecanismos de segurança do Nubank, além de um guia sobre como agir em caso de furto ou golpe.

Mais vistos

For media inquiries, please reach out to press@nubank.com.br and events@nubank.com.br.

Mais vistos

Mais vistos