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Nu Holdings Ltd. divulga resultados financeiros do segundo trimestre de 2023

"O Nu continuou a ampliar sua base de clientes, engajamento e monetização, atingindo ARPAC acima de US$ 9 pela primeira vez, mantendo o custo de atendimento estável, abaixo do nível de um dólar", destacou David Vélez, fundador e CEO

São Paulo, Brasil, 15 de agosto de 2023 – Nu Holdings Ltd. (NYSE: NU) (“Nu” ou a “Companhia”), uma das maiores plataformas de serviços financeiros digitais do mundo, divulgou hoje seus resultados financeiros do segundo trimestre de 2023 (2T2023). Os resultados financeiros são expressos em dólares norte-americanos e apresentados de acordo com as Normas Internacionais de Relatórios Financeiros (International Financial Reporting Standards – IFRS). A divulgação completa dos resultados financeiros foi disponibilizada no site de Relações com Investidores da Companhia em www.investidores.nu, bem como os detalhes da Teleconferência de Resultados que o Nu realizará hoje às 19h, horário de Brasília (18h, horário da costa leste dos EUA).

“Neste trimestre, o Nu continuou a ampliar sua base de clientes, engajamento e monetização, atingindo ARPAC (sigla em inglês para receita média mensal por cliente ativo) acima de US$ 9 pela primeira vez, mantendo o custo de atendimento estável, abaixo do nível de um dólar. Essa combinação levou a um crescimento de cinco vezes da receita em dois anos, chegando ao recorde de US$ 1,9 bilhão, e um lucro líquido de US$ 225 milhões, mais de 50% acima do último trimestre, o que reforça a forte alavancagem operacional e o poder de geração de receitas do Nu. Continuamos a demonstrar indicadores importantes para eficiência operacional e solidez. No Brasil, seguimos com nossa trajetória de crescimento, com um a cada dois adultos como cliente do Nu, e nos tornamos a quarta maior instituição financeira no país em número de clientes”, afirma David Vélez, fundador e CEO do Nubank.

Resumo dos resultados financeiros do segundo trimestre de 2023

Abaixo estão os destaques do desempenho no segundo trimestre de 2023 da Nu Holdings Ltd.:

Destaques operacionais: 

  • Aumento de clientes: O Nu adicionou 4,6 milhões de clientes no segundo trimestre de 2023 e 18,4 milhões em um ano, atingindo em 30 de junho de 2023 um total global de 83,7 milhões de clientes. Isso representa um crescimento de 28% em relação ao mesmo período do ano anterior, o que reforça a posição do Nu como uma das maiores plataformas de serviços financeiros digitais e de mais rápido crescimento em todo o mundo, e a quinta maior instituição financeira da América Latina em número de clientes. No Brasil, a base de clientes do Nu atingiu 79,4 milhões em 30 de junho de 2023, o que representa 49% da população adulta do país, tornando-se a quarta maior instituição financeira em número de clientes, segundo dados do Banco Central do Brasil. Em julho de 2023, após o fechamento do segundo trimestre de 2023, o Nu ultrapassou a marca de 85 milhões de clientes globalmente e 80 milhões no Brasil.
  • Taxas de engajamento e atividade: A receita média mensal por cliente ativo (ARPAC, na sigla em inglês) atingiu US$ 9,3, superando pela primeira vez a marca de US$ 9 e crescendo 18% em relação ao ano anterior em base neutra de câmbio (FXN, na sigla em inglês)1 – com grupos mais maduros, com receita mensal acima de US$ 24. O engajamento e a principalidade também continuaram a aumentar, com o Nu se tornando o principal relacionamento bancário para mais de 58% dos clientes ativos mensais que estão com o Nu há mais de um ano, e a taxa de atividade2 atingindo 82,2%, ante 80,2% há um ano. O efeito composto resultante da expansão da base de clientes e maior engajamento, juntamente com o avanço nas capacidades de cross-selling e upselling, permitiu à empresa alcançar mais um trimestre de forte crescimento de receita, o que reforça sua capacidade de monetizar efetivamente sua base de clientes em expansão.
  • Plataforma operacional de baixo custo: Embora a ARPAC tenha continuado a crescer a cada trimestre, o Custo Médio Mensal de Atendimento por Cliente Ativo permaneceu praticamente inalterado e abaixo do nível de um dólar, em US$ 0,8. O índice de eficiência da Companhia, que reflete a alavancagem operacional do Nu, atingiu 35,4%, reforçando a posição do Nu como uma das empresas mais eficientes da América Latina.
  • Qualidade dos Ativos: O índice de NPL 15-90 (índice de inadimplência entre 15 e 90 dias) do Nu atingiu 4,3%, diminuindo 10 pontos-base em relação ao 1T’23, em linha com as expectativas e parcialmente relacionado a um melhor desempenho da carteira de empréstimos pessoais. O índice NPL 90+ aumentou para 5,9%, refletindo o comportamento esperado de migração da carteira de NPL 15-90 de períodos anteriores. Assim como em outros trimestres, o Nu continuou a superar o desempenho da indústria em uma base comparável, em diferentes faixas de renda, e com uma vantagem comparativa ainda mais pronunciada para as faixas de renda mais baixas.

Destaques financeiros: 

  • Lucro líquido e ajustado: No nível da holding, o Nu continuou a aumentar a lucratividade e registrou um lucro líquido de US$ 224,9 milhões, em comparação com um prejuízo de US$ 29,9 milhões no segundo trimestre de 2022. O Lucro Líquido Ajustado3 atingiu US$ 262,7 milhões, com um ROE ajustado de 19%, em comparação com um Lucro Líquido Ajustado de US$ 17,0 milhões no segundo trimestre de 2022.
  • Receita: O Nu registrou US$ 1,9 bilhão em receitas, um novo recorde histórico, o que representa um aumento de 60% em relação ao segundo trimestre de 2022, em base neutra de câmbio, e um crescimento de cinco vezes em dois anos em base neutra de câmbio. Isso ocorre como resultado de um efeito composto do crescimento no número de clientes e níveis mais altos de monetização de clientes no Brasil.
  • Lucro Bruto: O lucro bruto para o segundo trimestre de 2023 do Nu aumentou para US$ 782 milhões, com um crescimento de 113% em um ano em base neutra de câmbio. A margem de lucro bruto aumentou para 42% ante 31% no segundo trimestre de 2022.
  • Capital: O Nu fortaleceu sua posição como um dos players mais bem-capitalizados da região com um Índice de Basileia no Brasil de 20,2%, quase o dobro do mínimo exigido de 10,5%. Além disso, a Nu Holdings tem US$ 2,4 bilhões em excedente de caixa.
  • Liquidez: Em 30 de junho de 2023, o Nu tinha um portfólio que rendia juros (IEP, na sigla em inglês) de US$ 6,3 bilhões, enquanto os depósitos totais eram três vezes esse valor: US$ 18.0 bilhões. O Nu continua otimizando o uso de depósitos trimestre após trimestre, conforme refletido em sua taxa de empréstimos-para-depósitos, de 35%. 

Destaques de negócios: 

  • Desempenho e crescimento no Brasil: A trajetória de crescimento do Nu continua, com 1,5 milhão de novos clientes por mês. O Nu já é um dos melhores da categoria em termos de índice de eficiência no país, enquanto as receitas continuam crescendo e os custos permanecem sob controle, demonstrando grande alavancagem operacional e possivelmente se posicionando como a instituição de menor custo de produção no Brasil. Lançamentos recentes em Empréstimos Garantidos, como Empréstimos Consignados para Servidores Públicos Federais ou empréstimos com FGTS como garantia, que a Companhia começou a testar há algumas semanas, permitirão que o Nu se torne o principal relacionamento bancário de uma base ainda maior de clientes, estimulando ainda mais o engajamento e a monetização.
  • Expansão Internacional: No México, a base de clientes do Nu cresceu 33% YoY para 3,6 milhões, e na Colômbia para cerca de 700 mil clientes, o que representa um aumento de 133% YoY. A trajetória de crescimento em ambos os países provavelmente se intensificará com o lançamento do produto de conta digital nos mercados locais. No México, apenas um mês após seu lançamento público, a Cuenta Nu ultrapassou a marca de 1 milhão de clientes.
  • Plataforma Multiprodutos: O Nu segue expandindo seu portfólio de produtos com cartões de crédito, NuConta e Empréstimo Pessoal, atingindo aproximadamente 37 milhões, 60 milhões e 7 milhões de clientes ativos, respectivamente. Os seguros atingiram mais de 1 milhão de apólices ativas, e a NuInvest alcançou mais de 10 milhões de clientes ativos, provavelmente mantendo seu posicionamento como a maior plataforma de investimentos digitais da América Latina. O Nubank Cripto atingiu 1,3 milhão de clientes ativos, e a base de clientes PMEs cresceu 55% em relação ao ano anterior, para 3,1 milhões.

Notas de rodapé 

1 As medidas cambiais neutras foram calculadas para apresentar o que tais medidas em períodos/anos anteriores teriam sido se as taxas de câmbio tivessem permanecido estáveis desde esses períodos/anos anteriores até a data das informações financeiras mais recentes da Companhia.

2 taxa de atividade é definida como clientes ativos mensais divididos pelo número total de clientes em uma data específica.

3 O Lucro Líquido Ajustado é uma medida não IFRS calculada usando o Lucro Líquido ajustado para despesas relacionadas à remuneração, baseadas em ações da Nu, bem como os efeitos tributários relacionados a esses itens, entre outros. Para obter mais informações, consulte “Medidas e reconciliações financeiras não IFRS – Reconciliação do lucro líquido ajustado”.


DETALHES DA TELECONFERÊNCIA DE RESULTADOS
O Nu realizará uma Teleconferência de Resultados hoje às 18h, horário da costa leste dos EUA / 19h, horário de Brasília, com tradução simultânea em português e inglês. 
Para fazer o pré-registro para esta chamada, clique aqui. Uma reprodução do webcast será disponibilizada após a teleconferência na página de Relações com Investidores: clique aqui.

Nota sobre declarações prospectivas e medidas financeiras não IFRS

Este comunicado é válido nesta data e a Companhia não tem obrigação de atualizar ou manter atualizadas as informações contidas neste comunicado. Qualquer informação aqui expressa está sujeita a alterações sem aviso prévio. Quaisquer dados de mercado ou outros dados de terceiros incluídos neste comunicado foram obtidos pela Companhia de fontes de terceiros. Embora a Companhia tenha compilado e extraído os dados de mercado, ela não pode fornecer garantias quanto à exatidão e integridade de tais informações e não assume nenhuma responsabilidade por tais dados.

Este comunicado contém declarações prospectivas. Todas as declarações que não sejam fatos históricos contidas neste comunicado podem ser declarações prospectivas e incluem, entre outras, declarações sobre a intenção, crença ou expectativas atuais da Companhia. Essas declarações prospectivas estão sujeitas a riscos e incertezas e podem incluir, entre outros, previsões e estimativas financeiras baseadas em suposições ou declarações sobre planos, objetivos e expectativas. Embora a Companhia acredite que essas estimativas e declarações prospectivas sejam baseadas em suposições críveis, elas estão sujeitas a diversos riscos e incertezas e são feitas à luz das informações atualmente disponíveis, e os resultados reais podem diferir materialmente daqueles expressos ou implícitos nas declarações prospectivas devido a vários fatores, incluindo os riscos e incertezas incluídos nos títulos “Fatores de risco” e “Discussão e análise da administração sobre a condição financeira e resultados das operações” em nosso prospecto datado de 8 de dezembro de 2021, protocolado na Securities and Exchange Commission de acordo com a Regra 424(b) da Lei de Títulos de 1933, conforme alterada, em nosso Relatório Anual no Formulário 20-F para o ano encerrado em 31 de dezembro de 2022, protocolado na Securities and Exchange Commission em 20 de abril de 2023, e o Formulário de Referência para o exercício findo em 31 de dezembro de 2022 arquivado protocolado na Comissão de Valores Mobiliários Brasileira  em 29 de maio de 2023. A Companhia, seus consultores e cada um de seus respectivos diretores, executivos e funcionários se isentam de qualquer obrigação de atualizar a visão da Companhia sobre tais riscos e incertezas ou de anunciar publicamente o resultado de qualquer revisão das declarações prospectivas feitas neste documento, exceto quando isso for obrigatório de acordo com a lei aplicável. As declarações prospectivas podem ser identificadas, em certos casos, por meio do uso de palavras como “acredita”, “pode”, “talvez”, “pode”, “poderia”, “destina-se a”, “irá”, “objetivar”, “estimar”, “continuar”, “antecipar”, “pretender”, “esperar”, “prever”, “planejar”, “prever”, “potencial”, “aspiração”, “deveria”, “propósito”, “crença” e similares, ou variações ou a forma negativa de tais palavras e expressões.

As informações financeiras neste documento incluem previsões, projeções e outras declarações preditivas que representam as suposições e expectativas da Companhia à luz das informações atualmente disponíveis. Essas previsões, projeções e outras declarações preditivas são baseadas nas expectativas da Companhia e estão sujeitas a variáveis e incertezas. Os resultados reais de desempenho da Companhia podem diferir. Consequentemente, nenhuma garantia é apresentada ou implícita quanto à precisão de previsões específicas, projeções ou declarações preditivas contidas neste documento, e não se deve confiar plenamente nas declarações prospectivas deste comunicado à imprensa, que são inerentemente incertas.

Além dos dados financeiros IFRS, este comunicado inclui certas informações financeiras resumidas, não auditadas ou não IFRS. Essas medidas financeiras resumidas, não auditadas ou não IFRS são adicionais e não substituem ou são superiores a medidas de desempenho financeiro preparadas de acordo com o IFRS. As referências a “R$” nesta apresentação referem-se ao Real brasileiro, a moeda oficial do Brasil.


Sobre o Nu 

O Nu é uma das maiores plataformas de serviços financeiros digitais do mundo, atendendo cerca de 85 milhões de clientes no Brasil, México e Colômbia. Como uma das principais empresas de tecnologia do mundo, o Nu utiliza tecnologias proprietárias e práticas de negócios inovadoras para criar novas soluções e experiências financeiras para pessoas físicas e PMEs que sejam simples, intuitivas, convenientes, de baixo custo, capacitadoras e humanas. Norteado por uma missão de combater a complexidade e capacitar as pessoas, o Nu está promovendo o acesso a serviços financeiros em toda a América Latina, conectando lucro e propósito para criar valor para seus públicos de interesse e gerar um impacto positivo nas comunidades que atende. Para mais informações por favor visite:  www.nubank.com.br


Contatos 

Relações com Investidores Jorg Friedemann: investors@nubank.com.br

Assessoria de Imprensa  Leila Suwwan: press@nubank.com.br

For media inquiries, please reach out to press@nubank.com.br and events@nubank.com.br.

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