2022: Uma retrospectiva do ano do Nubank
A empresa entregou crescimento em métricas-chave do negócio, registrando lucro pela 1ª vez como empresa pública e receita recorde, além de grandes avanços na diversificação do portfólio, estratégia multi-segmentos e expansão internacional
dez 14 , 2022
Embora 2022 tenha apresentado desafios macroeconômicos para os mercados globais (guerra, alta de juros para combater a inflação e temores de recessões), o Nubank começou o ano com uma forte posição de capital por conta do IPO e cresceu para consolidar sua posição como uma das maiores e mais crescentes plataformas de serviços financeiros digitais do mundo, bem como a sexta maior instituição financeira da América Latina em número de clientes ativos.
A empresa conseguiu registrar crescimento e sua primeira lucratividade no nível da Holding, continuando a se concentrar na execução e entrega de produtos e serviços de ponta, mantendo uma plataforma operacional de baixo custo. ”Estou extremamente orgulhoso do nosso foco na execução, mantendo-nos fiéis ao nosso plano de negócios de longo prazo, superando as expectativas do mercado em um ambiente desafiador, entregando confiança e resultados para todos os nossos stakeholders: de clientes a acionistas. O ano de 2022 foi marcante para o Nubank”, diz David Vélez, fundador e CEO.
Nos últimos 12 meses, a empresa lançou mais de 25 novos produtos e recursos, fazendo grandes avanços em sua estratégia multiprodutos, multisegmentos e multipaíses. As Caixinhas representam uma forma inovadora de poupar e investir, atraindo mais de 4,2 milhões de clientes em busca de maior retorno sobre os fundos que antes estavam em suas contas regulares. Nossa oferta de investimentos, focada em remover intermediários, foi um destaque à parte, atraindo mais de 6 milhões de clientes investidores e mais de US$ 19,6 bilhões em ativos sob custódia, tornando o Nubank a maior plataforma digital de investimentos de toda a América Latina.
O Nubank atingiu mais de 1 bilhão de transações Pix em um mês (23% de todas as transações Pix no país), quebrando recordes no novo sistema brasileiro de pagamentos instantâneos que está superando rapidamente o dinheiro em espécie. A empresa também deu seus primeiros passos em Cripto e Marketplace, trazendo novos clientes de todos os perfis financeiros e promovendo a venda cruzada.
A carteira de Seguros também continuou a crescer com produtos de seguros de vida e de celular, bem como a oferta para Pequenas e Médias Empresas (PMEs), segmento que vem crescendo 114% A/A, já somando 2,3 milhões de clientes. Em relação ao crédito pessoal, o Nubank deu os primeiros passos para oferecer produtos securitizados tendo como garantia os investimentos realizados no Resgate Planejado.
Internacionalmente, nossas operações no México e na Colômbia seguem em expansão. Encerramos o ano anunciando que o Nu México lançou a lista de espera para seus produtos de conta digital e cartão de débito, com o objetivo de expandir seu portfólio e base de clientes. Os investimentos da empresa no país – a segunda maior operação do Nu – já somam US$ 1,3 bilhão, após o anúncio recente de uma capitalização de US$ 330 milhões.
Com uma estrutura de baixo custo (em média 85% abaixo dos bancos incumbentes), forte posição de capital e liquidez, a empresa dobrará o foco em eficiência e escalabilidade para 2023. “Ainda estamos nos estágios iniciais de nossa jornada de longo prazo, mas este ano foi fundamental para destravar a próxima década de crescimento”, diz David.
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