Caro(a) acionista:
Dezesseis meses já se passaram desde o IPO do Nu em dezembro de 2021, um celebrado marco em nossa história e, em retrospectiva, acredito que uma das melhores decisões financeiras que tomamos como empresa. O dinamismo e o otimismo do mercado de capitais pós-pandemia mudaram rapidamente em janeiro de 2022 e, de repente, nos encontramos em um cenário muito mais desafiador, à medida que as taxas de juros subiam na América Latina e no mundo. Acreditamos que a solidez do nosso balanço nos permitiu concentrar todas as nossas atenções em melhorar a cadência e a eficiência da nossa operação ao longo de um 2022 incerto, enquanto continuamos a fortalecer a nossa missão de longo prazo. Estamos felizes em informar que não poderíamos estar mais entusiasmados com os marcos que alcançamos. Mas, primeiro, um pouco sobre nossa missão.
Nossa missão
A missão do Nu é combater a complexidade e empoderar as pessoas, e nossa estratégia de longo prazo pode ser resumida em poucas palavras: queremos que nossos clientes nos amem fanaticamente. Se conseguirmos realizar essa façanha e, ao mesmo tempo, possibilitar um modelo de negócios rentável, os clientes continuarão escolhendo fazer negócios conosco e teremos sucesso. Para cumprir essa missão, acreditamos ter construído uma das melhores equipes de empresas de tecnologia do mundo, operando sob um conjunto de sólidos valores culturais de responsabilidade, eficiência, trabalho em equipe e inconformismo. Felizmente, temos sido bem versados em cenários macroeconômicos adversos e voláteis com restrições de capital desde que iniciamos nossas operações em 2013 no Brasil e, como vemos mais volatilidade em 2023, acreditamos que temos todas as ferramentas necessárias para continuar cumprindo essa missão.
Nossa estratégia de produto
Em busca dessa missão, decidimos em 2013 começar a enfrentar um problema significativo do consumidor que vimos no mercado brasileiro de serviços financeiros. Emitimos 12 cartões de crédito roxos, um para cada membro de nossa equipe inicial, empenhados em reinventar o que antes era um produto totalmente comoditizado e buscando aproveitar os benefícios de ser inerentemente digital para oferecer um produto com taxas zero. Desde então, o crescimento no número de clientes continua a superar todas as nossas expectativas, e temos trabalhado incansavelmente na construção de uma infraestrutura significativa para ajudar a respaldar esse crescimento, criando um portfólio abrangente de serviços financeiros para consumidores e pequenas empresas, trabalhando para manter o mais alto Net Promoter Score em cada país em que operamos. Decidimos iniciar nossa expansão regional lançando nosso produto de cartão de crédito no México em 2019 e na Colômbia em 2020, onde o crescimento também foi mais rápido do que esperávamos, e alcançamos o primeiro lugar em cartões emitidos no México e Colômbia durante todos os meses de 2022, de acordo com a Comissão Nacional de Bancos e Valores Mobiliários do México (CNBV) e a Superintendência Financeira da Colômbia (SFC).
Recentemente, no Brasil, demos um novo passo para ir além dos serviços financeiros e mitigar a complexidade através do Marketplace, onde nossos clientes podem realizar compras em um número crescente de parceiros com limites de crédito adicionais e se beneficiar de descontos especiais e cashback que somos capazes de negociar dada a nossa escala. Nosso Marketplace é uma forma de aumentar nossa proposta de valor enquanto redefinimos e aumentamos nosso mercado de abordagem.
Nossos resultados
À medida que 2022 avançava e mostrava um ambiente mais desafiador do que a maioria das pessoas esperava, nossa equipe, já fortalecida pela volatilidade significativa que vimos como empresa desde nossa fundação, aumentou o foco na execução e tomou uma série de decisões importantes que nos ajudaram a entregar os resultados dos quais temos orgulho.
Em primeiro lugar, com o aumento das taxas de juros para mais de 14% no Brasil, lançamos as Caixinhas, uma ferramenta para que os clientes transfiram seus depósitos em conta corrente para uma carteira de investimentos organizada. Seis meses depois, conseguimos baixar nosso custo de captação, com crescimento forte e sequencial tanto de depósitos quanto de Caixinhas.
Em segundo lugar, no contexto de um ambiente mais desafiador para a qualidade dos ativos no Brasil, tomamos várias medidas para proteger nossas carteiras, que incluíam uma originação mais restritiva de empréstimos pessoais, ao mesmo tempo em que reavaliávamos nossos produtos e aumentávamos a resiliência de nossas carteiras. Paralelamente, aceleramos o lançamento do crédito com garantia, com a ampla oferta de crédito consignado no Brasil anunciada recentemente, conforme detalharei mais adiante nesta carta.
Em terceiro lugar, apostamos nos movimentos de eficiência para promover a lucratividade e exibir a vantagem operacional de nosso modelo. Como exemplo, o Contingent Share Award (acordo de compensação variável) de 2021 foi encerrado, o que reduzirá nossos custos em US$ 70 milhões por ano, mas acreditamos que isso também mostra o quanto estamos comprometidos em acelerar a criação de valor para todos os nossos acionistas. Esperamos que nosso índice de eficiência continue a melhorar progressivamente nos próximos anos, à medida que buscamos capturar oportunidades de economia de custos e reduzir a taxa de crescimento do efetivo daqui para frente.
Além de vários lançamentos de produtos, como novos recursos de cartão de crédito, produtos Buy Now, Pay Later (“BNPL” – compre agora, pague depois), novos produtos de seguros e recursos de investimento, como as Caixinhas, outras conquistas de 2022 incluem:
- Em 2022, recebemos 20,7 milhões de novos clientes em nossa plataforma, e aumentamos nossa taxa de atividade de 76% em 2021 para 82%. Com isso, em dezembro de 2022, atingimos a impressionante marca de 70,9 milhões de clientes no Brasil, ou 44% da população adulta do país. Outro destaque foi nossa expansão para o México e a Colômbia, com o total de clientes nesses países chegando a 3,2 milhões e 565 mil, respectivamente, em 31 de dezembro de 2022. Enquanto isso, em 31 de dezembro de 2022, nos tornamos o principal relacionamento bancário para mais de 58% de nossos clientes ativos que estavam conosco há mais de 12 meses, comparado a menos de 55% em 31 de dezembro de 2021. Nosso objetivo estratégico é ser a principal conta bancária para nossos clientes, não apenas uma carteira secundária, e acreditamos que esses níveis de relacionamento bancário primário são os melhores da categoria em toda a indústria.
- Demonstramos nossa capacidade de venda cruzada com a conta corrente, nosso segundo produto, que cresceu 51% em relação ao ano anterior, para aproximadamente 53 milhões de clientes ativos no final do ano, enquanto nosso produto inicial, o cartão de crédito, também expandiu 36% em relação ao ano anterior, para aproximadamente 34 milhões de clientes ativos. Acreditamos que o fato de o segundo produto se tornar ainda mais relevante que o primeiro é uma conquista rara para uma fintech. Outros produtos também seguiram um caminho consistente de crescimento durante 2022, com clientes ativos com empréstimos pessoais sem garantia, investimentos e seguros crescendo 126%, 111% e 100% respectivamente, em relação ao ano anterior. Segundo nossa análise interna, nos tornamos um dos cinco maiores players de MPE (Micro e Pequenas Empresas) do Brasil em número de clientes, com 2,5 milhões de clientes MPE, superando 13% em número de contas para empresas desse segmento.
- Já somos o quarto maior emissor de cartões no Brasil, de acordo com dados de 31 de dezembro de 2022, superando alguns dos bancos incumbentes, com nossa participação no mercado de volume de pagamento com cartão (PV, sigla em inglês) (incluindo crédito, débito e pré-pago) em 11,9% em 2022, 8,7% em 2021, 5,7% em 2020 e 3,7% em 2019, segundo dados da Associação Brasileira de Cartões de Crédito e Serviços.
- Nosso portfólio que rende juros alcançou US$ 4 bilhões, o dobro dos US$ 2 bilhões registrados no ano anterior. Acreditamos que isso mostra a resiliência de nosso modelo de subscrição de crédito, especialmente considerando nossa escala atual e a contínua deterioração do crédito no Brasil. Enquanto isso, acreditamos ter construído uma sólida fonte de financiamento no Brasil, aumentando nossos depósitos de varejo em 55% em relação ao ano anterior em uma base neutra em relação ao câmbio, para US$ 15,8 bilhões. Após o lançamento das Caixinhas, paralelamente à adoção de nossa nova estrutura de pagamento de juros sobre os depósitos, nosso custo médio trimestral de captação melhorou e alcançou um mínimo histórico de 78% da taxa de depósito interbancário (CDI) em dezembro de 2022 (comparado a 98% em dezembro de 2021).
- Nosso modelo de concessão de crédito foi posto à prova e entendemos que ele tenha se destacado em meio à significativa volatilidade macroeconômica, com nosso índice de inadimplência de financiamento ao consumidor de 90 dias, ou NPL (em inglês non-performing loan), fechando o ano em 5,2%. Isso implicaria em patamares 25% menores quando comparados à média da indústria ajustada por produto, crescimento e distribuição de renda, de acordo com o Banco Central do Brasil e nossas próprias estimativas. Acreditamos que nossas principais vantagens na subscrição de crédito residem em nossa capacidade de avaliar o que chamamos de Capacidade e Disponibilidade para Pagar. Em termos de Capacidade para Pagar, considerando nossos custos unitários mais baixos e foco em tecnologia, esperamos ser capazes de: (a) entrar em bolsões da população que outros players não estariam dispostos ou não poderiam atender; (b) coletar quantidades significativas de dados que alimentem e aprimorem nossos modelos de crédito; e (c) confiar em nosso forte relacionamento com clientes bancários primários para nos permitir administrar e mitigar os riscos que assumimos. Em relação à Disponibilidade para Pagar, ao concentrar nossa subscrição em clientes bancários primários, acreditamos que não apenas geramos receitas maiores, mas também experimentamos taxas de inadimplência 48% menores do que as de clientes não primários em 31 de dezembro de 2022, com base em nossas pesquisas internas. Acreditamos que essa abordagem nos permite fornecer serviços financeiros mais acessíveis e eficientes e, ao mesmo tempo, gerenciar riscos de forma mais eficaz.
- A receita média mensal por cliente (ARPAC, na sigla em inglês) foi de US$ 7,8 para o ano encerrado em 31 de dezembro de 2022, comparado a US$ 4,5 para o ano encerrado em 31 de dezembro de 2021 (um aumento de 66% em relação ao ano anterior em comparação com US$ 4,7 em uma base neutra em relação ao câmbio). Enquanto isso, nosso custo médio mensal de atendimento por cliente ativo permaneceu estável em US$ 0,8 em 2022 e 2021, reforçando a vantagem de alavancagem operacional de nosso modelo.
- Por fim, nossa receita total aumentou 182,2% (ou 167,5% em uma base neutra), atingindo US$ 4,8 bilhões em 2022, em comparação com US$ 1,7 bilhão em 2021, enquanto nosso lucro bruto aumentou 126,9% (ou 115,1% em uma base neutra em relação ao câmbio) alcançando US$ 1,7 bilhão em 2022, em comparação com US$ 0,7 bilhão em 2021.
Por mais orgulhoso que esteja do que conquistamos em 2022, estou igualmente entusiasmado com nossas oportunidades e objetivos daqui para frente.
- Em primeiro lugar, nossa carteira de empréstimos pessoais, tanto empréstimos sem garantia quanto empréstimos garantidos. Começamos a introduzir opções de crédito sem garanta há dois anos e já atingimos 5% do mercado de recebíveis em aberto no Brasil, segundo dados do Banco Central do Brasil. No entanto, apenas 8% dos nossos clientes ativos no país são ativos neste produto conosco. Em relação aos garantidos, começamos a testar o produto no final de 2022 e estamos iniciando nossa implantação completa de empréstimos garantidos por meio de um modelo de distribuição totalmente digital que acreditamos ser incomparável no Brasil. Estamos iniciando essa jornada com os servidores públicos federais, onde já observamos indicadores iniciais promissores.
- Em segundo lugar, priorizamos “ganhar nosso quinhão no mercado de alta renda no Brasil”, com a aquisição de clientes e, em seguida, sua monetização. Em termos de aquisição, já temos aproximadamente 70% dos brasileiros com renda mensal acima de R$ 5 mil em nossa plataforma. Além disso, cerca de 60% dos brasileiros com renda mensal acima de R$ 12 mil também estão em nossa plataforma. Isso significa que já avançamos significativamente na fase inicial de nossa jornada. Em termos de monetização, continuamos trabalhando para aumentar nossa participação de mercado com esses clientes: Serviços Bancários – Gastos – Poupança. Para o primeiro pilar, nossa expectativa é que os próximos lançamentos de serviços/ferramentas de gestão financeira pessoal aprimorem a experiência do usuário desse segmento, ajudando a aumentar o controle financeiro e o uso diário, o que pode fomentar o engajamento em nossa plataforma. Para o segundo pilar, pretendemos continuar lançando novos produtos e aprimorando a adequação dos limites de crédito. Entendemos que isso é crítico para esse segmento, em contraste com nossa metodologia de crédito “low-and-grow”, que atende a pessoas físicas de baixa renda. Por fim, para o terceiro pilar, avançamos – desde a aquisição da Easynvest concluída há dois anos – sendo a maior plataforma de investimento digital direto da América Latina em número de clientes em dezembro de 2022, de acordo com nossa análise interna. Esperamos continuar ampliando nossa diversidade de produtos e oportunidade de venda cruzada paralelamente à finalização da integração de nossa plataforma de investimento em um único aplicativo.
- Em terceiro lugar, vamos continuar trabalhando em nosso modelo de crescimento em nossas novas geografias. Esperamos que 2023 seja o ano em que poderemos lançar e aprofundar a penetração da Cuenta Nu, nosso produto de conta corrente, no México e na Colômbia, visando acelerar o crescimento e a sustentabilidade de nossa plataforma nesses países. Entendemos que isso é importante por três razões. Em primeiro lugar, atualmente negamos uma grande porcentagem de solicitações de clientes, entre 60% e 70%, porque eles não atendem aos nossos requisitos de pontuação de crédito para elegibilidade para nosso produto de cartão de crédito, o único produto disponível nesses países. Ao lançar a Cuenta Nu, podemos dar as boas-vindas aos clientes que ainda não consolidaram uma pontuação de crédito, acelerando assim potencialmente o crescimento de nossa plataforma com risco limitado de crédito adicional. Em segundo lugar, acreditamos que a criação de uma plataforma de depósitos de varejo sustentável, como fizemos no Brasil, é essencial para o crescimento de nosso negócio de crédito ao consumidor em mercados concentrados, como México e Colômbia. Entendemos que não podemos contar com financiamentos de atacado ou securitizações no longo prazo. Em terceiro lugar, esperamos que a escala obtida com o lançamento da Cuenta Nu beneficie nosso modelo de subscrição de crédito, que usa sistemas proprietários de inteligência artificial e machine learning (aprendizdo de máquina). Pretendemos continuar investindo significativamente em ambos os países, pois acreditamos que a recompensa potencial é substancial.
Embora nossa base de consumidores já seja significativa no Brasil, também acreditamos que nossas participações de mercado na maioria das linhas de produtos em que atuamos ainda são relativamente baixas. Em dezembro de 2022, nossa participação de mercado no Brasil era de apenas 12%¹ em cartões de crédito e menos de 5%² efetivamente em todas as outras linhas de produtos que temos no país – embora nossos clientes já representem 44% da população adulta no Brasil e continuem crescendo mês após mês. Hoje, acreditamos ter uma base sólida nas três maiores economias da América Latina, um setor de capitalização de mercado de serviços financeiros avaliado em US$ 1 trilhão, em 31 de dezembro de 2022, de acordo com nossas estimativas internas.
Acreditamos estar definindo uma nova categoria de fintech globalmente, que descrevemos internamente como uma “Plataforma Financeira”: uma plataforma de tecnologia que tem como essência a otimização do dinheiro dos usuários. Entendemos que esse conceito pode ter um poder significativo, pois o gerenciamento e a otimização das finanças são fatores cruciais para engajar efetivamente toda a população global adulta. O dinheiro está presente em todos os aspectos da vida e seu significado é imensurável. Muitas vezes, as pessoas pagam juros e tarifas excessivas ou desnecessárias a intermediários que podem prejudicar ainda mais o bem-estar financeiro. Esses custos podem ser prejudiciais para o bem-estar econômico de toda uma sociedade. Acreditamos que temos uma oportunidade única ao longo de uma geração para enfrentar esse problema social e gerar valor para nossos stakeholders.
Depois de estabelecer uma base significativa de consumidores em serviços financeiros, caracterizada pela alta confiança do consumidor, fidelidade à marca, uso frequente e lucratividade sustentável, estaremos bem preparados para expandir nossas ofertas além dos serviços financeiros para atender a outras necessidades relevantes de nossos consumidores. Sob o conceito de “Plataforma Financeira”, acreditamos que podemos expandir nosso mercado de abordagem enquanto desenvolvemos uma gama adicional de capacidades essenciais, acelerando ainda mais nosso caminho para nos tornarmos “o único e indispensável aplicativo” em nosso mercado.
Tudo isso nos deixa empolgados por ainda estarmos no primeiro minuto do primeiro tempo deste jogo. Estamos ansiosos para sermos seu parceiro nesta emocionante jornada que acaba de começar.
David Vélez Osorno
Fundador, Presidente e CEO
1 Participação no mercado de volume de pagamentos com cartões (PV, na sigla em inglês) (incluindo cartões de crédito, débito e pré-pagos), segundo dados da Associação Brasileira de Cartões de Crédito e Serviços.
2 Participações no final do período. Para empréstimos pessoais, participação dos recebíveis em aberto; para investimentos, participação de Ativos sob Gestão (AUC). A participação de títulos considera os prêmios brutos emitidos do ano, e o Marketplace considera o Valor Bruto da Mercadoria (GMV) do ano. Fontes: Banco Central do Brasil, Associação Brasileira de Cartões de Crédito e Serviços, Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) e Associação Brasileira do Comércio Eletrônico (ABCOMM).
O documento completo (em inglês) está disponível em nosso site de Relações com Investidores.
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