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S&P atribui classificação internacional BB- ao Nu, destacando forte crescimento e melhora na eficiência

Classificação é a mesma nota soberana do Brasil e de instituições financeiras incumbentes do país

São Paulo, 22 de setembro de 2023 – A S&P Global Ratings atribuiu a classificação internacional BB- à Nu Financeira e à Nu Holdings. Os principais motivos para essa decisão foram as perspectivas de crescimento da empresa, apoiadas por uma base de clientes em expansão (85 milhões de clientes na América Latina até julho de 2023), a sólida estrutura de capital da empresa (Índice de Basiléia de 20,2% no Brasil no 2º trimestre de 2023) e eficiência.

A S&P é uma das agências de classificação de crédito mais relevantes do mundo, e sua avaliação reflete a capacidade das empresas de cumprir suas obrigações financeiras prontamente. Ela reflete confiabilidade e reputação ao avaliar a solidez atual e as expectativas futuras das entidades.

“A classificação do Nubank reflete uma melhora em suas métricas financeiras graças a um forte crescimento e melhora na eficiência. Em setembro de 2022, o Nubank alcançou breakeven no nível da Holding e vem apresentando resultados mais fortes desde então”, afirma o relatório da S&P.

“A classificação da S&P confirma nossa visão de longo prazo e reforça a solidez de nosso modelo de negócio. Atualmente, um a cada dois brasileiros adultos é cliente do Nu, e ainda vemos muitas perspectivas de crescimento em nossa base. Nosso potencial de expansão para tornar o Nubank a conta principal dos brasileiros é enorme, e nossa participação de mercado em diversas verticais ainda é pequena perante os bancos tradicionais”, disse David Vélez, fundador e CEO do Nubank.

Crescimento consistente

O Nu atende atualmente a mais de 85 milhões de clientes na América Latina e vem apresentando resultados mais fortes a cada trimestre, com lucro líquido de US$ 225 milhões e receita de US$ 1,9 bilhão no 2º trimestre de 2023. A receita cresceu 5 vezes em apenas dois anos, e a base de clientes dobrou no mesmo período. A monetização também vem melhorando constantemente, com a ARPAC (Receita Média Mensal por Cliente Ativo) ultrapassando US$ 9 pela primeira vez.

No relatório, a S&P destaca a margem financeira crescente do Nu, maior eficiência operacional e melhor capacidade de administrar despesas com provisões de crédito, apesar dos riscos crescentes no setor desde 2022.

“Nossa expectativa é de que a empresa vai continuar melhorando seu desempenho financeiro por meio de sua base de clientes engajada e ampla e por meio da diversificação gradual das fontes de receita. Esperamos que os resultados serão melhores ao longo de 2023 e 2024. Além disso, nossa expectativa é de que o Nubank continuará sendo uma das principais empresas financeiras não bancárias digitais no Brasil, sem comprometer a qualidade de seus ativos e métricas de capital”, afirmam os analistas.

Base de financiamento em crescimento

O financiamento por meio de depósitos tem se mostrado uma força crescente para o Nu, apoiado por uma base de clientes em expansão. Com o lançamento da Cuenta Nu no México este ano, e com o lançamento esperado do produto também na Colômbia, a empresa está ampliando ainda mais sua base de depósitos internacionalmente.

Crédito responsável e garantido também tem sido uma fonte crescente de financiamento. Lançamentos recentes incluem opções como empréstimos consignados para servidores públicos no Brasil (NuConsignado) e empréstimos garantidos pelo FGTS para trabalhadores formais no país. Enquanto o primeiro é uma maneira de os funcionários públicos garantirem empréstimos com desconto direto no salário, o último permite que trabalhadores formais brasileiros antecipem o saque-aniversário do FGTS para cobrir empréstimos.

Ambos os produtos oferecem taxas competitivas para os clientes, pois a operação totalmente digital e eficiente do Nu permite manter os custos operacionais ~85% menores do que as instituições incumbentes e, consequentemente, cobrar menos do consumidor final. O NuConsignado, por exemplo, ajudou a aumentar a competitividade no mercado ao oferecer a menor taxa de juros nesse tipo de empréstimo, de acordo com dados do Banco Central do Brasil.

Além disso, os produtos do Nu trazem simplicidade a operações normalmente burocráticas em outras instituições e contribuem para a filosofia de crédito responsável do Nu. A carteira de crédito da empresa também expandiu internacionalmente com o recente lançamento de empréstimos pessoais no México.

A estratégia bem-sucedida de empréstimos do Nu em nível da holding é apoiada pela ampla carteira de clientes, uma plataforma de avaliação e concessão de crédito de primeira linha, uma sólida base de capital e posição de liquidez ampla. No 2º trimestre de 2023, a empresa registrou uma carteira de empréstimos de US$ 2,8 bilhões, o que representa um aumento de 33% em relação ao ano anterior, em uma base neutra em relação à taxa de câmbio, com grupos continuamente performando melhor do que o esperado.

Classificação brAA+ no Brasil

Em junho, a S&P elevou a classificação local da Nu Financeira no Brasil de brAA para brAA+ com perspectiva estável. Com resultados financeiros e operacionais sólidos e cada vez melhores, a agência destacou a taxa de eficiência do Nu, então em 39%. No segundo trimestre de 2023, o número foi ainda melhor, 35,4%, reforçando a posição da empresa entre as mais eficientes da América Latina.

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